ACONTECE HOJE: Mackenzie apresenta pesquisa sobre novo sistema de TV Digital

DO TEXTO:

Estudo propõe uma modernização do sinal de transmissão digital via internet sem custos para o consumidor

Apartir de hoje (28) até o dia 30 de agosto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) apresentará avaliações e análises desenvolvidas pelo Laboratório de TV Digital da Escola de Engenharia (EE) no SET EXPO 2018 e no 30º Congresso de Tecnologia. Para este ano, o Mackenzie Soluções, unidade de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie, apresentará em seu estande, um estudo inédito sobre um novo sistema de transmissão de TV Digital, o ATSC 3.0 (Advanced Television Systems Committee). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia e Televisão (SET) e tem como objetivo reunir profissionais e empresas que atuam no setor audiovisual.

O laboratório de engenharia do Mackenzie fará uma demonstração hibrida do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), sistema adotado pelos brasileiros para a transmissão de dados e TVs digitais em alta definição (HDTV) e ao mesmo tempo será feito uma aplicação Integrated Broadcast Broadband Systems (IBB), que receberá um sinal do ar e também através da internet. Além disso, foi criada uma aplicação de game para televisão. Ao assistir um jogo de futebol, o telespectador responde perguntas, ao acertar, o competidor ganha câmeras extras para acompanhar a transmissão. É importante lembrar que essa transmissão complementar será feita via internet, o sinal sará emitido do campus Higienópolis do Mackenzie.

Um dos objetivos do estudo é implantar um novo sistema sem precisar trocar equipamentos de transmissão e televisores, uma tecnologia retrocompatível, que insere uma nova tecnologia sem trocar equipamentos, reduzindo gastos com a transição de transmissão.e

Isso não significa que o governo adote este novo sistema, mas será uma oportunidade para testar o funcionamento em um ambiente propício, mostrando novos potenciais, integrando internet e vídeo, televisores e celulares de uma forma menos complexa que atualmente.

O pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor de engenharia do Mackenzie, Cristiano Akamine, explica que a TV Digital já é uma realidade em todo território nacional, que migrou para uma qualidade avançada. “O Brasil já tem mais de 10 anos de desenvolvimento em pesquisas, por isso é importante investir em novos sistemas, assim como Estados Unidos e Coreia do Sul que já estão trabalhando com padrão mais novo de que vai unir recursos digitais”.

Evento

A SET Expo é a maior Feira de Broadcast & New Media da América Latina. Destinará 21.000 metros no Pavilhão Vermelho do Centro de Convenções e Exposições do Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paul) para exposição das empresas referência no setor de Equipamentos, Tecnologias e Serviços num mercado cada vez mais plural que hoje conta desde a produção, transmissão, distribuição, serviços de suporte de rede, tecnologia e novas mídias.

Sobre o laboratório

Existente há quase 20 anos, o laboratório de TV Digital da UPM conta com uma das melhores infraestruturas do mundo totalmente dedicadas a testes e desenvolvimentos na área de radiofusão. O laboratório possui uma gaiola de Faraday – uma blindagem elétrica feita com um material condutor, que impede a entrada de campos eletrostáticos ou eletromagnéticos de onda que sejam superiores ao tamanho da malha, o que permite que os testes sejam desenvolvidos sem qualquer interferência externa.

Programação

Já no congresso, que acontecerá paralelamente à feira, o professor Cristiano Akamine, pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), ministrará duas palestras, sendo:

Quarta-feira (29)

11h30 – 13h: Transmissão híbrida ISDB-TB usando ATSC 3.0 LDM e BICM

16h – 17h30: TV Digital terrestre avançada - convergência com 5G

SERVIÇO
Dias: 28 a 30 de agosto
Horário: 20h (feira) 11h às
9h às 18h (conferências)
Local: Pavilhão Vermelho e Centro de Convenções do Expo Centre Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários