Melhor artigo de 2017 em Mídia e Comunicações

DO TEXTO:
Artigo foi premiado na categoria Estudos em Mídia e Comunicações 
como um dos melhores de 2017

Texto que aborda papel dos celulares em protestos de rua é escolhido entre melhores do ano

Um artigo escrito pela professora Heloisa Pait em coautoria com a mestranda Juliana Laet foi escolhido para integrar o 2018 Emerald Literati Awards como um dos melhores no ano de 2017 na categoria Estudos em Mídia e Comunicações. A premiação é oferecida pela editora Emerald Insights, do Reino Unido, e anualmente seleciona os melhores trabalhos publicados em suas revistas.

O artigo Media Epiphanies: Selvies and silences in São Paulo street protests foi publicado na revista Studies in Media and Communications. O texto aborda o papel dos celulares e outros dispositivos nos protestos que tomaram as ruas de São Paulo e culminaram com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ao longo dos próximos doze meses o artigo será disponibilizado para leitura gratuitamente.

O artigo pode ser lido no link abaixo:

“Neste artigo, nós investigamos como celulares e outros dispositivos formataram estes protestos e como eles conseguiram tornar possível a presença de um grande número de pessoas presentes nas manifestações”, explica a docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, lembrando que alguns desses eventos chegaram a reunir mais de um milhão de pessoas na avenida Paulista. “Nós não lidamos com o aspecto político do protesto, mas sim com a mídia, as experiências de participação e o sentimento de estar presente nestes eventos”.

No texto, as autoras analisam um fenômeno que chamam de epifania comunicativa, o momento em que o público toma consciência de sua própria existência enquanto público mediado, ou seja, um público cuja existência foi formada por meio do uso de um meio de comunicação.

Os estudos da professora sobre a esfera pública e a democracia têm se concentrado em aspectos contemporâneos do uso e significado de meios de comunicação, entre eles está o papel das novelas de televisão no debate público nacional, a recepção de notícias internacionais no Brasil e o uso dos meios de comunicação em protestos de rua, tema do artigo premiado.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários