Concertos Rápidos no 'Mosteiro de Emoções', dia 04 de agosto, às 21h30 - Fado Alterne, na Casa do Tempo

DO TEXTO:

Fado Alterne será o segundo momento dos Concertos Rápidos que integram o programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’. Acontecerá no dia 4 de agosto, pelas 21h30, na Casa do Tempo e pretende proporcionar a Cabeceiras de Basto uma verdadeiro noite de fado como se vivia outrora nas ruas e tabernas. O terceiro concerto rápido está previsto para 10 outubro e será anunciado brevemente.

Sobre o Fado Alterne

Pode causar estranheza, ruído, até mesmo constrangimento. Pode ainda despertar a curiosidade e levar os mais corajosos a descobrir o verdadeiro conceito deste grupo de três elementos.

O projeto nasce da vontade de fazer música Portuguesa, com fortes influências do fado, da música tradicional e ligeira portuguesa, sendo este um aproximar das raízes. No entanto, e apesar do gosto que nutrem, nenhum dos elementos é artista do fado.

Do fado apenas têm a ousadia que outrora nas ruas e tabernas mais recônditas os cantadores e cantadeiras alternavam entre a vida boémia e a entrega de alma cheia às canções que retratavam o dia-a-dia, os sentimentos e os desejos de quem as cantava e ouvia.

Fado alterne surge dessa imagem primária do fado, onde um(a) qualquer cantava sem que fosse para isso necessário obedecer ao padrão que hoje se impõem.

Dizem que cantam o fado como sabem e como o sentem. Cantam-no de uma forma própria e alternativa ao jeito tradicionalista do fado.

E assim sendo… Silêncio que se vai cantar o fado!

‘MOSTEIRO DE EMOÇÕES’

O programa ‘Mosteiro de Emoções’ tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural estende-se até julho de 2019, e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.

Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às atividades holísticas e ao artesanato, privilegiando, ainda, manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas atividades decorrerão sob diversos formatos: exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros. As atividades decorrerão preferencialmente em locais simbólicos do Município, especialmente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais de Cabeceiras de Basto ou de municípios estratégicos e vizinhos.

Trata-se de um programa cultural que resulta de uma candidatura a fundos comunitários designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’, através do NORTE 2020, e que integra, para além de um conjunto de ações materiais, obras de reabilitação de coberturas e fachadas do Mosteiro e requalificação da antiga livraria beneditina, um programa cultural que se materializará em múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património, tradição e história.

O programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ desenvolver-se-á até julho de 2019 e integra 23 atividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe e, dessa forma, contribuirá também para o aumento do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto.

Dos três eixos temáticos – Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar – que contarão com o envolvimento de muitos parceiros, especial destaque para a Bienal Internacional de Flauta Transversal, como reconhecimento e exaltação da grande flautista nacional, Adriana Ferreira, natural do concelho, e solista da Orquestra Nacional de França desde 2012; a ‘Sebenta do Património’; a ‘Noite das mil e uma histórias’; o Seminário Internacional; Festival Ibérico de Canto Gregoriano; a ‘Mesa de Cabeceiras’, o ‘Festival Aromático’; a ‘Mostra de Sabores Beneditinos’; o ‘Encontro Holístico’, entre muitos outros.

PROGRAMA

JULHO
 
28 (sábado)
Cheira Bem, Cheira a Cabeceiras: Festival Aromático com Provas de Aromas e Sabores
Local: Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos | Cabeceiras de Basto

AGOSTO

3 agosto (sexta feira) | 15h30
O Futuro Visita o Passado - Ciclo de Tertúlias - Turismo de Saberes e Sabores
Local: Casa do Tempo – Cabeceiras de Basto
Oradores: Dr. Agostinho Peixoto, Dra. Arminda Costa; Dr. João Rocha

4 agosto (sábado) | 21h30
Concertos rápidos
Local: Casa do Tempo – Cabeceiras de Basto
Fado Alterne

5 agosto (domingo)| 21h30
Danças do Mundo
Local: Mosteiro S. Miguel de Refojos – Cabeceiras de Basto
Participações: Academia GINDANÇA (Famalicão) e Academia Sempre em Forma (Cabeceiras de Basto)

10 agosto (6ª feira)| 21h30
Danças do Mundo
Local: Mosteiro S. Miguel de Refojos – Cabeceiras de Basto
Participações: EPAB – Associação de Ensino de Patinagem Artística, Dança e Desportos Sociais das Terras de Basto e Abadá Capoeira - Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira

12 agosto (domingo) | 18h00
Sunset A…Gosto!
Local: Boavista | Cabeceiras de Basto
DJ Residente: TOMANE e convidada: Rebecca Moradalizadeh (Hot Pink Abuse)

17 agosto (6ª feira) | 18h00
Sunset A…Gosto
Local: Quinchoso – Cabeceiras de Basto
DJ Residente: TOMANE e convidada: Susana Ferreira (Fado Alterne)

25 agosto (sábado)| 21h30
Danças do Mundo
Local: Mosteiro S. Miguel de Refojos – Cabeceiras de Basto
Participações: Fitness Club BODYGATE e Clube Desportivo de Cabeceiras de Basto

SETEMBRO
 
20 setembro (5ª feira) | 21h30
Danças do Mundo
Local: Mosteiro S. Miguel de Refojos – Cabeceiras de Basto
Batucada Radical  e Ginásio As Razões do Corpo

OUTUBRO

10 outubro (quarta-feira) | 17h30
Concerto Rápido (público alvo - corpo docente)
Local: Casa do Tempo | Cabeceiras de Basto

11 outubro (5ª feira)  | 18h00
Ciclo Formativo – Workshop Sobre Marketing do Património Imaterial
Local: Casa do Tempo – Cabeceiras de Basto
Oradores: Dr. Jorge Ricardo Pinto, Arq. Rodrigo Coelho

19 outubro (sexta-feira) | 21h00
O Futuro visita o passado – Ciclo de tertúlias - Tertúlia Sobre Educação Patrimonial
Local: a definir

Data a definir
Passepartout: Coleção de Postais Sobre o Mosteiro - Apresentação
Local: a definir

25 outubro (5ª feira)
Ceia Beneditina Improvável
Local: a definir

NOVEMBRO
 
Data a definir
Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto
Cerimónia da Entrega de Prémios
Local: a definir

DEZEMBRO

6 a 9 dezembro (de 5ª feira a domingo)
Bienal Internacional de Flauta Transversal – Exposição, Master classes Concertos
Local: Mosteiro de S. Miguel de Refojos – Cabeceiras de Basto
Banda Cabeceirense | Adriana Ferreira

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários