CCB - Garagem Sul | apresentação à Comunicação Social da exposição "Building Stories

DO TEXTO:

CCB – GARAGEM SUL [EXPOSIÇÕES DE ARQUITETURA]:
3ª FEIRA, 10 JULHO, 11H00: APRESENTAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL
BUILDING STORIES. HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS
de vylder vinck taillieu, Maio e Ricardo Bak Gordon
Curadoria Rodrigo da Costa Lima e Amélia Brandão Costa

Building Stories. Histórias Construídas é uma exposição sobre como a arquitetura é produzida e construída. Apesar de o processo de construção ser apenas um dos aspetos do edifício, é utilizado como leitmotif desta exposição, permitindo entender a arquitetura na sua complexa globalidade. Histórias Construídas oscila entre a escala territorial e a dimensão individual, acompanhando o imaginário do arquiteto. Projetos realizados, pontos de viragem ou simples anotações e desejos dos ateliers de arquitetura de vylder vinck taillieu, Maio e Ricardo Bak Gordon são apresentados como expressões vivas de um universo mais amplo.

Deste modo, a exposição estabelece um diálogo entre arquitetos que – apesar de cada um ter as suas próprias ideias, métodos e expressão formal – partilham a arquitetura como território comum, onde tecem as suas abordagens singulares.

UMA PRAÇA NO VERÃO
Promontório

Uma parceria com a Amorim Isolamentos

A cidade e as suas obras transformam-se ao calor das estações do ano. No Verão, a Praça CCB costuma acolher uma construção efémera que representa essa dimensão transitória dos lugares e das coisas. A projeção semanal na Praça CCB de documentários sobre arquitetura e música, que integra a programação do CCB de Verão, é o pretexto para oferecer uma construção multifacetada que conjuga vários usos, um espaço lúdico e de permanência às pessoas que nos visitam diariamente durante os meses de Verão.

À semelhança das edições anteriores, o aglomerado de cortiça expandida, da Amorim Isolamentos, foi o material selecionado para a instalação arquitetónica. A versatilidade estética e a suavidade ao toque deste material, a que se juntam as suas características ecológicas – 100% natural e reciclável – tornam-no um dos mais interessantes para serem explorados em projetos de construção e de design, que se pretendam simultaneamente sustentáveis e de grande desempenho técnico.


A convite da Garagem Sul, o atelier PROMONTÓRIO concebeu uma experiência arquitetónica. Uma combinação de duas salas a céu a aberto definidas por uma colunata dupla inacabada, sugerindo ruínas que se interpõem no atravessamento da praça atual.  Duas zonas de estar virtualmente abertas a diferentes apropriações, entre as quais, um espaço para ver cinema.  Convocam-se assim, simultaneamente, a dimensão ideal da obra e a irremediável realidade da passagem do tempo.  Uma instalação cuja presença no espaço pretende conduzir a uma experiência emocional e puramente arquitetónica.

Fundado em Lisboa em 1990 por Paulo Martins Barata, João Luís Ferreira, Paulo Perloiro, Pedro Appleton e João Perloiro como um atelier experimental, o PROMONTORIO (www.promontorio.net) tem crescido consistentemente numa equipa multidisciplinar de mais de sessenta colaboradores nas áreas de urbanismo, arquitectura, paisagismo, design de interiores e design gráfico.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários