Campanha Global conscientiza sobre a relação entre envelhecimento da população e o despreparo no atendimento para o aumento de fraturas ósseas

DO TEXTO:

Profa. e pesquisadora da Unicid, Monica Rodrigues Perracini, uma das responsáveis por levar a Campanha pela América Latina, aponta que países não estão preparados para o envelhecimento da população

São Paulo, 05 de julho de 2018 - A FFN, Fragility Fracture Network, lançou nesta quinta-feira (05/07), em Dublin, uma campanha global para conscientização sobre a relação entre o envelhecimento da população mundial e o aumento de fraturas ósseas. Atualmente, a humanidade passa pela maior mudança demográfica da história e, apenas no Brasil, o número de idosos deve dobrar até 2020, de 15 milhões para 32 milhões e chegar a 64 milhões (30% da população total) até 2050[i]. Uma das consequências diretas da longevidade, quando não acompanhada de forma correta pelos sistemas de saúde, é o aumento na incidência das doenças crônicas que afetam as pessoas idosas. Osteoporose, quedas e fraturas por fragilidade estão entre os incidentes que mais aumentaram nos últimos anos.

A professora Monica Rodrigues Perracini, dos Programas de Mestrado e Doutorado de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), e uma das responsáveis por levar a campanha pela América Latina, juntamente a professora da Unesp, Dra. Adriana Machado, fala sobre o despreparo no atendimento a idosos. “Os países não estão preparados para o envelhecimento da população. Nós percebemos que, a maioria dos pacientes idosos não recebem orientações e tratamentos adequados para prevenir novas fraturas. Cerca de 80% das pessoas com fraturas por fragilidade continuam não identificadas e não tratadas. Com a campanha, nós queremos conscientizar a respeito da implementação de métodos sistemáticos de cuidados para esse problema”, explica Monica.

A docente Monica Perracini, especialista em Gerontologia, que atua principalmente nos temas de envelhecimento, funcionalidade, tontura, equilíbrio e quedas, também lidera um estudo, por meio de pesquisas acadêmicas da Unicid e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que visa comprovar a efetividade de um programa de exercícios físicos na melhora da mobilidade funcional em idosos que sofreram fraturas de quadril.

“A incidência dessas fraturas decorrentes de quedas aumenta significativamente com o avançar da idade e cerca de menos da metade dos idosos recupera o nível de mobilidade prévia a fratura. Há evidências crescentes que mostram que intervenções de reabilitação envolvendo programas de exercícios têm um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes e em várias dimensões da funcionalidade[ii]”, explica a professora Monica Rodrigues. A docente também é autora de uma cartilha de prevenção de quedas de idosos, lançada em 2013, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte) e Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes.

Em 2010, a ocorrência mundial de fraturas no quadril era de 2,7 milhões de casos por ano. A estimativa é de que este número aumentará para 4,5 milhões de casos por ano até 2050, caso as pessoas idosas não recebam melhores tratamentos e cuidados para prevenção destes problemas. Com este cenário, o Apelo Global à Ação, da Fragility Fracture Network (FFN), foi concebido no Congresso Anual da instituição, quando seis organizações líderes se reuniram para determinar como poderiam colaborar de forma mais eficaz para melhorar globalmente o tratamento de fraturas. A importância da campanha foi repercutida no International Journal of the Care of the Injured, uma das publicações científicas mais relevantes do mundo.

Para a Profa. Monica Rodrigues, a ação representa uma oportunidade de chamar atenção das organizações de saúde para o problema. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os anos 2020-2030 serão a ‘Década do Envelhecimento Saudável’. Acreditamos que esta é uma ótima oportunidade para que a OMS considere as recomendações feitas no Apelo Global à Ação como um facilitador para suas iniciativas globais”, finaliza.

Sobre a Unicid - Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina, que é reconhecido com nota máxima pelo MEC. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 53 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, com mais de 250 mil alunos, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP), Universidade de Franca (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul – RS) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unicid.edu.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários