Técnicos do Ruraltins são treinados na Embrapa Pesca e Aquicultura

DO TEXTO:
Guerra: ministério está atento às demandas da extensão rural_Foto: Elisângela Santos

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) está sediando, nos dias 12 e 13 de junho, a “Capacitação de boas práticas agrícolas e de beneficiamento – Culturas do arroz, feijão e mandioca”, voltada para os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). O treinamento, que já aconteceu em Pedro Afonso e em Araguatins, está no quinto módulo e visa aperfeiçoar os conhecimentos sobre as culturas de subsistência de pequenos produtores. O curso conta com quarenta extensionistas de diversos municípios do estado, que no dia 14 também participarão do "Dia Técnico das Culturas de Arroz e Mandioca", no Centro Tecnológico de Palmas (Agrotins).

“A ideia é promover a capacitação continuada dos extensionistas, não só no cultivo, mas também no processamento dessas culturas, que são a base da alimentação do homem do campo”, ressalta Alexandre Aires de Freitas, chefe geral interino da Embrapa Pesca e Aquicultura.

O projeto é fruto da parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que financia a iniciativa juntamente com a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro); da Embrapa, responsável pelos treinamentos e do Ruraltins. "O ministério está atento a essas demandas da extensão rural. O técnico tem que demonstrar segurança na hora de passar um conhecimento, senão não consegue nem que o produtor abra a porteira", atesta Rodrigo Guerra, Superintendente do MAPA no Tocantins.

Para Humberto Simão, chefe de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério no estado, o projeto está dando certo porque ele foi feito “a dez mãos”.

“Quando sentamos para pensar como seria essa capacitação, juntamos a Embrapa, a Universidade Estadual do Tocantins, o Ruraltins e a Seagro. Além disso, durante o curso são os próprios extensionistas que escolhem qual será o tema do próximo módulo. Sem falar no intercâmbio promovido nesses encontros – vem gente de várias partes do estado e isso facilita a troca de experiências”, destaca.

Iniciado há dois anos, na avaliação de Simão o projeto está rendendo bons frutos, com a iniciativa dos próprios técnicos do Ruraltins em promoverem dias de campo. Segundo ele, na medida em que os extensionistas se sentem mais seguros e têm conseguido bons resultados práticos, há uma maior motivação para passar aos agricultores como eles obtiveram sucesso.  Ao todo, são 33 técnicos custeados pelo projeto, que têm o compromisso de montar unidades demonstrativas para treinamento de produtores.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários