Será que sou “estéril”?!

DO TEXTO:

Por: Renata Bonaccorso Lamego*

Para quem, por anos e anos se preocupou em evitar gravidez, quando chega a hora de planejar um bebê, a pergunta é inevitável. Será que posso engravidar? 

* Preciso fazer dosagens hormonais?

Seu melhor parâmetro para avaliar seus hormônios é a menstruação. Se os ciclos estão regulares, os hormônios estão funcionando direitinho! 

* Quais exames devo fazer? 

Os exames de rotina anual são importantes e devem estar em dia! Análises laboratoriais, ultrassom transvaginal e Papanicolaou devem ser atuais. 

* Existem exames para avaliar a fertilidade especificamente? 

Sim, estes são reservados para mulheres acima de 35 anos ou que já estão tentando engravidar há mais de um ano. São eles: FSH, hormônio anti-mulleriano e contagem de folículos antrais. 

Nunca esqueça que atividade física e a perda de peso são essenciais para uma boa fertilidade. E que domar a ansiedade é imprescindível para quem planeja engravidar. Boa sorte!

*Renata Bonaccorso Lamego é médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde realizou a sua Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. É ainda especialista, pela instituição, em Ginecologia e Obstetrícia e em Medicina Fetal, e em Patologia do Trato Genital Inferior. Contato:  bonamego@gmail.com

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários