Exposição individual de Pintura A METAMORFOSE DAS FORMAS de Jorge Gumbe | Camões/CCP Luanda 19/06

DO TEXTO:

No dia 19 de Junho de 2018 (3ª feira), às  18H30  no Camões/Centro Cultural Português  (Av. De Portugal nº 50), será inaugurada a exposição individual de pintura A METAMORFOSE DAS FORMAS do consagrado artista JORGE GUMBE, que ficará patente ao público até dia 19 de  Julho.  

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição A METAMORFOSE DAS FORMAS marca o regresso ao contacto com o público de um dos nomes mais consagrados da arte contemporânea em Angola. Mestre GORGE GUMBE, artista erudito, que tem feito da pesquisa e da procura de novos saberes e conhecimentos o leme do seu percurso artístico. 

Doze anos depois de ter apresentado a sua última exposição individual de pintura em Angola, GORGE GUMBE  apresenta o  seu mais recente trabalho, no qual reúne  30 obras de pintura, em acrílico sobre tela.

A METAMORFOSE DAS FORMAS retoma uma reflexão iniciada, por JORGE GUMBE,  em 2005, com a exposição “Mitos e sonhos”, que teve como tema central o embondeiro (adasonia digitata). O valor simbólico da árvore que conduz à fusão dos corpos entre si e dos corpos com o espaço e com os objectos. Segundo o artista, “Durante anos, o meu objecto de estudo foi o significado simbólico dos mitos, do imaginário e uma viagem no espaço nos enquadramentos utilizados. Trata-se de um diálogo a que dou continuidade com o tema da  metamorfose e da fusão.”

SOBRE O ARTISTA

É Doutorado pela Universidade de Roehampton, Londres (2014) e Mestre em Arte e Educação (2002) pela Universidade de Surrey Roehampton, Londres, Inglaterra. Licenciado em Educação Visual e Tecnológica (1994) pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal, Estágio no Instituto Superior de Arte (KONSTFACKSKOLAN), Estocolmo, Reino da Suécia e Diplomado em Pintura e Desenho pela Escola Nacional de Arte de Cubanacán, Havana, Cuba (1982). Ligado à Arte, desenvolve práticas em pintura, gravura e cerâmica e tem participado de exposições individuais e colectivas desde 1982 em Angola e no estrangeiro. Também tem desenvolvido actividades de Curadoria artísticas no país e no estrangeiro. Na Educação, como docente, trabalha na formação artística, e como investigador, está fundamentalmente envolvido em projectos relacionados com identidade, cultura, cidadania e indústrias culturais e criativas, através das expressões artísticas. Tem colaborado com investigadores nacionais e internacionais em projectos financiados por distintos programas, financiados por exemplo pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT) e Fundação Calouste Gulbenkian, ambos de Portugal, e do Governo de Angola. Tem publicações e recensões críticas em revistas de especialidade nacionais e internacionais.

PRÉMIOS E MENÇÕES

2005 Prémio Nacional de Cultura e Artes do Governo de Angola, Luanda. Angola
1998 1º e 2º Prémio - Concurso de Pintura ENSARTE, Luanda. Angola
1991 2º Prémio - Concurso de Pintura ENSARTE, Luanda. Angola
1990 Prémio de Gravura do Banco de Fomento Exterior, Portugal

Actualmente é Professor e Director Geral do Instituto Superior de Artes – ISART em Luanda, Angola.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários