Antônio Godoi abre a exposição Universo do Artista na Galeria do PIC Cidade

O artista plástico Antônio Godoi-Crédito Fernando Lutterbach

São obras que refletem a intensa produção dos últimos cinco anos e marcam a estreia do artista em espaço expositivo

Arquiteto por formação, Antônio Godoi abre sua primeira exposição, Universo do Artista, no próximo dia 3 de julho, terça-feira, às 19h, na Galeria de Arte do PIC Cidade. A mostra estará público de 4  a 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h.  Depois da temporada, a exposição segue para a Galeria do PIC Pampulha, a partir do dia 12 de agosto, onde permanece até setembro. A entrada é franca.

Se Stan Lee começou nos quadrinhos aos 39, Raymond Chandler publicou aos 50 e Cartola gravou o primeiro disco aos 66, nunca é tarde para realizar o sonho de uma vida. “Esta exposição é uma promessa que fiz para mim mesmo quando ingressei na Faculdade de Arquitetura. Minha primeira opção era Belas Artes por causa da minha forte ligação com o desenho, mas eu precisava escolher naquele momento o que seria uma fonte maior de recursos”, lembra.

As interseções apareceram ao longo da graduação. Antônio, ainda, seguiu fazendo cursos que conjugassem o traço preciso com a criatividade e a imaginação. A arte seguia de maneira paralela até ele completar 65 anos. “Minha meta ao me aposentar foi me dedicar totalmente ao meu ateliê. Universo do Artista é um recorte das obras que produzi, especialmente, nos últimos cinco anos”, conta.

Antônio possui um acervo de 300 obras, entre as produções esparsas, quando ainda atuava como arquiteto, e as recentes - estas chegam a 150. A partir de 2013, tudo se intensificou e no período o artista criou de modo livre, inspirado e contínuo. A galeria receberá 60 exemplares entre pinturas (óleo e aquarela), esculturas, xilogravuras e desenhos. “Algumas criações são mais geométricas, outras mais abstratas e até orgânicas”, explica Antônio. Ele reforça que o projeto expositivo irá valorizar suas várias facetas criativas. O arquiteto, de certa forma, estará presente.

“Eu estou muito emocionado em comemorar meus 70 anos com a minha primeira exposição. O desenho sempre representou prazer e alegria em minha vida”, conta Antônio Godoi, que segue se aprimorando e diversificando as formas do criar. Uma inquietação permanente como promete sua presença no cenário das artes plásticas em Minas Gerais e no Brasil.

Escultura Antônio Godoi-Crédito Fernando Lutterbach
 
Sobre o artista

Natural de Araguari, Minas Gerais, aos 12 anos Antônio Godoi descobriu seu dom ao desenhar os colegas da escola primária. Aos 21 anos, já residindo em Belo Horizonte, pintou seu primeiro quadro em óleo sobre tela. Aos 23 anos, iniciou os estudos na Escola de Arquitetura da UFMG, onde frequentava vários cursos ligados às artes plásticas. A partir daí seu talento artístico se desenvolveu em paralelo ao ofício de arquiteto.

Aos 65 anos, após longa trajetória no exercício da arquitetura, Antônio Godoi passou a se dedicar exclusivamente ao atelier de artes plásticas. E neste ano, em que o artista comemora seu 70º aniversário, ele inaugura sua primeira exposição individual. Nela, estão reunidos seus principais trabalhos, inclusive os da fase que ele chama de “pré-artista”. A curadoria é de Guiomar Lobato e a co-curadoria de Camila Godoi.

Tela Antônio Godoi-Crédito Fernando Lutterbach 

SERVIÇO:
Universo do Artista
De Antônio Godoi

Local: Galeria de Arte do PIC Cidade
Rua Cláudio Manoel, 1185 - Funcionários
Abertura:  3 de julho, às 19h
Visitação para o público: de 4 a 31 de julho, de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário