The Gift, Tiago Bettencourt e Tito Paris no Encontro de Culturas de Serpa

DO TEXTO:

José Sena Goulão/LUSA

O 15.º Encontro de Culturas de Serpa vai contar com a presença de The Gift, Tiago Bettencourt e Tito Paris. O encontro pretende promover a cultura enquanto fator "de união entre os povos".

Concertos de The Gift, Tiago Bettencourt e Tito Paris e o 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura Popular são destaques do 15.º Encontro de Culturas de Serpa, no Alentejo, que decorre entre 7 e 10 de junho.

O encontro pretende promover “a cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos” e divulgar práticas culturais do concelho e de outras regiões portuguesas e de países, como Espanha, Brasil, Angola e Cabo Verde, com os quais o município alentejano tem laços de cooperação, explicou e a promotora, a Câmara de Serpa, no distrito de Beja.

Segundo a vereadora do município responsável pela área da Cultura, Odete Borralho, o encontro de culturas deste ano “pretende reforçar o papel da cultura de matriz popular no fortalecimento da identidade e do desenvolvimento” e continuar “a dar ênfase ao cante alentejano, através das suas múltiplas manifestações”.

Neste sentido, a programação vai incluir o 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura Popular, “centrado na temática do poder transformador da cultura”, e continuar a dedicar o dia 10 de junho ao cante alentejano Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Os espetáculos da principal programação do encontro vão decorrer na Praça da República, a partir das 22h, e os “fora de horas” no Espaço da Nora, a partir das 00h00. A principal programação musical vai incluir os concertos do músico, cantor e compositor cabo-verdiano Tito Paris, acompanhado por Paulo Gonzo, Don Kikas e Biah Vasconcelos, no dia de junho, do cantor português Tiago Bettencourt, no dia seguinte, e da banda portuguesa The Gift, no dia 9.

Já a programação musical “fora de horas” vai incluir espetáculos de músicas tradicionais, nomeadamente um do grupo português Danças Ocultas, no dia 7, um do músico brasileiro Fernando Martins, no dia 8, e outro do grupo espanhol de folk Acerte, no dia 9. 

O 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura Popular vai decorrer no dia 9, a partir das 17h, no Musibéria, e terminar com um desfile de um grupo de música de Espanha e dois ranchos folclóricos, um português e outro espanhol, entre a Praça da República e o castelo de Serpa.

A 10 de junho, feriado nacional e Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a programação prevê várias iniciativas dedicadas ao cante alentejano, nomeadamente uma mesa redonda, uma exposição, desfile e atuação de ranchos e grupos corais e um concerto.

A mesa redonda vai decorrer a partir das 14h30, na Casa do Cante, e juntar a etnomusicóloga Maria do Rosário Pestana e representantes dos grupos corais do concelho de Serpa para falarem de cante alentejano, seguindo-se a inauguração de uma exposição de obras do pintor Joaquim Rosa.

O desfile e a atuação de ranchos e grupos corais vão decorrer a partir das 17h, no Jardim Municipal de Serpa. Já o concerto, que marcará o encerramento do encontro de culturas deste ano, vai decorrer a partir das 22h, na Praça da República, ser dedicado ao Cancioneiro de Serpa e juntar o maestro Nuno Côrte-Real, o Ensemble Darcos e o Coro Ricercare.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários