Red Bull Amaphiko Talks promove debates no festival PATH

DO TEXTO:
[Foto: Pri Bertucci, do Ssex Box-Crédito: Felipe Gabriel / Red Bull Content Pool]

Questões de gênero e afrofuturismo são temas de bate-papos gratuitos no Largo da Batata

Festival Path traz Yasmin Reis, do Circuito Rolezinho, e Pri Bertucci, do Ssex Bbox, para falar desses assuntos em palestras ao ar livre neste fim de semana (19 e 20 de maio)

O Red Bull Amaphiko Talks apresenta neste fim de semana bate-papos sobre temas urgentes em nossa sociedade no Largo da Batata, dentro do Festival Path. No sábado, às 11h, quem comanda a conversa é Pri Bertucci, do Ssex Bbox, de São Paulo, que falará sobre as complexidades que rodeiam a tão falada sigla LGBTQIA+.

Ele abordará o conceito sociológico da interseccionalidade, que estuda as interações nas vidas das minorias em meio às estruturas de poder e às diferentes formas de dominação ou de discriminação ainda presentes. Emilia Akemi, designer que se dedica ao feminismo asiático intersec e de diversidade sexual e de gênero, acompanha Pri nessa discussão.

Já no domingo, às 15h30, é a vez de Yasmin Reis, do Circuito Rolezinho, de Salvador, falar de cultura afro-brasileira. Ela discutirá com Karina Vieira (gestora de comunicação do Baobá – Fundo para Equidade Racial) o conceito de ˜afrofuturismo˜  e das possibilidades infinitas de construção nos campos do pensar e do fazer, principalmente no que diz respeito à população jovem negra. "O afrofuturismopode ser aplicado no dia a dia nesse momento histórico e político que estamos vivendo. Sair do lugar de conforto e enxergar outras possibilidades, diferentes desse histórico pré-determinado e protagonizado por pessoas não-brancas", diz Yasmin. "Eu estar viva aqui, estar em movimento, já é um tipo de afrofuturismo. Questionar sobre isso e fazer a informação circular, que não parta de um lugar de fala de sofrimento, ainda mais."

Pri Bertucci e Yasmin Reis são dois dos 15 selecionados da última edição do Red Bull Amaphiko, programa de inovação social da Red Bull que dá asas a pessoas e ideias transformadoras. Eles recebem, durante um ano e meio, apoio e mentoria para expandir seus projetos e continuar mudando a realidade de seus
entornos.

[Foto: Yasmin Reis, do Circuito Rolezinho - Crédito: Felipe Gabriel / Red Bull Content Pool]

SERVIÇO:
RED BULL AMAPHIKO TALKS 

- GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE

Com Pri Bertucci e Emilia Akemi
Data: Dia 19 (sábado), das 11h às 12h
Local: Largo da Batata,  s/n, Pinheiros
Valor: Grátis

- AFROFUTURISMO – FUTUROS POSSÍVEIS
Com Yasmin Reis e Karina Vieira
Data: Dia 20/05 (domingo), das 15h30 às 16h30
Local: Largo da Batata, s/n, Pinheiros
Valor: Grátis

Sobre a Red Bull Amaphiko
Red Bull Amaphiko é um programa que, desde 2014, dá asas a pessoas e ideias transformadoras. Presente no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos, o programa apoia e oferece mentoria, formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade de suas cidades e comunidades. Saiba mais em https://amaphiko.redbull.com.

Sobre o festival Path

O Festival Path é um festival de inovação e criatividade criado pelo Panda Criativo, para todos que querem inovar a forma de pensar e agir. Palestras, shows, filmes e mais atividades formam a Cidade Path, uma experiência em educação, entretenimento e negócios, conectando a comunidade criativa de todo o Brasil nos dias 18 e 19 de maio. Outras informações e a programação completa estão em https://www.festivalpath.com.br.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários