Professor do Mackenzie participa de obra que venceu o Prêmio de Melhor Livro Teórico do Ano da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

DO TEXTO:

Premiação reconhece as publicações nacionais voltadas para a literatura infantojuvenil

O livro "Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas", que contou com a participação do professor de literatura do Mackenzie, Cristiano Camilo Lopes, organizado pelas professoras Eliane Debus, Dilma Beatriz Juliano e Nelita Bortolotto, foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com o Selo Altamente Teórico e venceu o Prêmio de Melhor Livro Teórico do Ano. A obra é composta por dez artigos que focalizam as múltiplas faces da ficção e de outras linguagens.

Lopes conta que a obra é resultado de um evento que ocorreu em 2014, durante o “VI Seminário De Literatura Infantil E Juvenil E I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária”, e na ocasião vários especialistas fizeram palestras e minicursos sobre discussões atuais da área.

A obra apresenta reflexões sobre a relação entre realidade e ficção no contexto da formação do homem, como desafio reflexivo sobre a constituição do conhecimento da expressão criadora em sua historicidade. Seu objetivo é agrupar diversas ideias e manifestações que provoquem mudanças no ensino da literatura, contribuindo para a formação de novos leitores e escritores.

Sobre o autor 

Cristiano Camilo Lopes é docente permanente do Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, e atua como professor-pesquisador na graduação e na pós-graduação Stricto Sensu. É pós-doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É membro do Grupo de Pesquisa "Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens" da FFLCH/USP. Possui experiência em docência do ensino superior na área de Teologia e Letras.

Livro:

Título: Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas
Organizadoras: Eliane Debus, Dilma Beatriz Juliano e Nelita Bortolotto
ISBN: 978-85-8388-0622
Edição: 1ª
Páginas: 206 
Ano: 2016 

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários