Ingredientes funcionais contribuem para a saúde na gestação e primeira infância

DO TEXTO:

Já é senso comum que uma boa nutrição garante o bom funcionamento do organismo e fortalece as defesas contra possíveis doenças. Os alimentos enriquecidos com ingredientes funcionais contribuem com a nutrição adequada e podem trazer benefícios efetivos à saúde, inclusive durante a gravidez e a primeira infância.

O ômega 3, por exemplo, é um dos ingredientes de grande importância para mulheres grávidas. É recomendado para reduzir o risco de parto prematuro, apoia o desenvolvimento do sistema nervoso e os olhos do feto, bem como ajuda na prevenção da depressão pós-parto. Segundo estudo da BASF, nos primeiros mil dias de vida, desde a concepção até os dois anos de idade, os ácidos graxos de cadeia longa, ácido docosahexaenoico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA), presentes no ômega 3, são componentes essenciais para o sistema nervoso de uma criança em crescimento e moléculas de sinalização para a resposta imunológica. As pesquisas mostram que a suplementação de ômega 3 desde a gestação até a primeira infância, apresenta uma janela de oportunidade para influenciar positivamente o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê, até mesmo prevenir alergias e doenças inflamatórias como a asma. Apresenta ainda impacto positivo sobre síndromes metabólicas e diabetes tipo 2

Para os bebês, a vitamina D também é interessante para garantir o desenvolvimento saudável dos ossos, contribui para o funcionamento do coração e do cérebro, além de ser necessária para o bom desenvolvimento do sistema imunológico. A vitamina D também evita problemas como raquitismo e sarcopenia. A vitamina B12 previne a anemia e, em combinação com vitamina B6 e B9 protegem a saúde cerebral e a função cognitiva. Vegetarianos estritos correm alto risco de desenvolver deficiência de vitamina B12, tornando importante a suplementação ou o consumo de alimentos fortificados.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários