Flip convida autora portuguesa que recusou prêmio Oceanos em 2017

DO TEXTO:
Teresa Horta, uma das principais vozes da literatura lusitana, será uma das participantes da Flip neste ano. Ela vai participar da festa literária por vídeo.
Pouco conhecida no Brasil, ela se tornou mais conhecida no país quando foi eleita como uma das ganhadoras do Prêmio Oceanos 2017 e depois recusou o troféu.
Na ocasião, o livro " Maurício Meireles
SÃO PAULO
A portuguesa Maria Anunciacões", de Horta, havia ficado em quarto lugar, empatado com "Simpatia Pelo Demônio". No livro, ela imagina o amor entre a Virgem Maria e o arcanjo Gabriel.
"Faço-o por respeito pela Literatura, por respeito pelas minhas leitoras e os meus leitores, e sobretudo pelo respeito que devo a mim própria e à minha já longa obra", disse ela na ocasião, em carta ao organizadores do Oceanos, ao recusar os R$ 15 mil que receberia.
Horta é poeta e iniciou sua carreira nos anos 1960. É um dos nomes importantes na luta contra o salazarismo em Portugal ---à época, ela publicou junto a Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa o livro "Novas Cartas Portuguesas", que se tornou um ícone da contestação à ditadura.
O grupo de escritoras passou a ser conhecida como "As Três Marias". O livro denunciava a repressão salazarista e fazia denúncias contra a opressão da mulher na sociedade. Maria Teresa Horta também se tornou um dos principais nomes do feminismo português.
Em nota, a curadora da Flip, Joselia Aguiar, destacou que Horta e Hilda Hilst, a homenageada do ano, são da mesma geração e assistiram a episódios políticos e culturais semelhantes.
“Nessa sessão da Flip, em um formato muito especial que anunciaremos em breve, além de homenagear Maria Teresa Horta iremos marcar o laço entre poetas do Brasil e de Portugal", disse Aguiar.
A autora publicará no Brasil, pela Oficina Raquel, "Antologia de Poesia Erótica", organizada por Luis Maffei. O volume revisita a obra da autora desde seu primeiro livro.
Além desse, é possível encontrar no Brasil obras como "Azul-Cobalto" (Oficina Raquel), "Cem Poemas [Antologia Pessoal] + 22 Inéditos" (7letras) e "Poemas do Brasil" (Brasiliense).




POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários