Festcine anuncia Drops com oficinas gratuitas de cinema em Poços de Caldas

DO TEXTO:
Festcine2017-AltereaFilmes

Esquenta ocorre durante o mês de maio e é prévia do que deve ocorrer em julho

Para incentivar e aproximar o público do cinema no Sul de Minas, ocorre o Drops Festcine – Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas -  entre os dias 18 e 20 de maio em Poços de Caldas (MG). A edição prévia, que funciona como um “esquenta” para o evento que ocorre oficialmente em julho, terá oficinas gratuitas ministradas pelo Instituto de Cinema de São Paulo, por meio de uma parceria com Instituto Moreira Salles (IMS).

Idealizado e realizado pelo Instituto Benetti e Alterea Filmes, o Drops Festcine quer reforçar a importância do cinema independente, bem como impulsionar os novos produtores.

Festcine oficina 
“A ideia deste evento menor em maio é mostrar ao público os resultados que conquistamos nas últimas edições, bem como estimular a criação de novos filmes através de grupos e laços com outros cineastas”, contou o idealizador da mostra, o cineasta Bruno Benetti.

Além da prévia, a expectativa para este ano é receber pelo menos 500 filmes para a mostra competitiva e um público de ao menos 2 mil pessoas durante o Drops e o Festcine em julho.

Festcine mostra
Confira as oficinas do Drops Festcine

Abertura
18 de maio às 19h

Abertura do evento com exibição de curtas

Roteiro
19 de maio das 14h às 18h com Victor Fisch, que é mestre em roteiro pela EICTV (Cuba) e graduado em Cinema pela FAAP, Victor Fisch é roteirista, diretor, montador, produtor cultural, curador e professor. Já ministrou oficinas de cinema de diversos temas e para públicos muito distintos: para jovens periféricos no Cine Inclusão; em cidades da região metropolitana de São Paulo nas Oficinas Culturais; em escolas de Franco da Rocha na Oficina de Stop Motion; em escolas de São Vicente e Guarujá no Videoarte Sustentável; em uma fábrica em Pindamonhangaba, entre outras. Está escrevendo o roteiro de seu primeiro longa-metragem, "Formigas que Voam". Foi montador do longa de Vinicius Toro, "Para'i". Seu curta-metragem "Onde Você Vai?" foi premiado no 22º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Além disso, Victor é curador do Cinefest Gato Preto e do Festival Cine Inclusão.

Fotografia:
Direção de fotografia: KOJI
dia 20 de maio das 9h às 13h

Graduou-se na Tokyo Design Academy em 2010 e teve animação com professor Masatoshi Fukuyama. Atua no mercado audiovisual há mais de 12 anos criando vinhetas e animações para o mercado publicitário. Em 2017 participou do longa-metragem "Três Reis" assinando a Direção de Fotografia e a pós-produção da obra.

Direção
dia 20 de maio das 14h às 18h com SPINA

No cinema desenvolve atualmente, dirigindo, escrevendo e produzindo, os projetos da NaVeia Filmes, produtora que ajudou a fundar em 2015. Em fevereiro de 2016 teve o seu filme “RG” premiado como o melhor curta do Festival Internacional de Cine de Iquique, no Chile. Em 2014 realizou o seu primeiro longa-metragem, “Quando Para”, ainda em fase de pós-produção; Ao longo de sua carreira dirigiu inúmeros curtas, entre eles os premiados “O Datilógrafo” e “A Invenção da Cabeçada no Futebol”.

Produção:
com STEVEN
Dia 19 de maio das 9h às 13h

Mestre em Ciências Sociais, produtor de cinema há mais de 10 anos, co-produziu obras nacionais e internacionais. Fundador e diretor do Instituto de Cinema de São Paulo, proprietário da Operahaus filmes e coordenador do Núcleo Criativo de Cinema de Impacto do Fundo Setorial/Ancine. Em 2017 dirigiu o longa "Três reis" (atualmente em fase de pós-produção).

Sobre o Festcine

O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015. Em quatro anos, já recebem cerca de 800 filmes para exibição e um público de quase 4 mil pessoas. Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras. O festival também já recebeu atores como Nalini Narayan, Lêon Moreno, Euler Santi, Letícia Colin, Carlos Primati, Luiz Fernando Alvez Pinto, entre outros.

O Drops Festince tem patrocínio da Codemige e apoio do Instituto Moreira Salles (IMS), Instituto de Cinema de São Paulo, Won Promoções, Alterea Eventos e Make Up Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site www.festcine.com.br ou nas redes sociais Festcine Poços de Caldas.

Serviço – Mais informações sobre o Drops, as inscrições para oficinas e inscrições de filmes para a mostra podem ser obtidas pelo site www.festcine.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários