Coletivo feminino de Samba comemora seu primeiro aniversário


Grupo Operárias do Samba se apresenta neste domingo, dia 20 de Maio

Coletivo feminino, Operárias do Samba, comemora 1 ano no Beco do Rato, domingo, dia 20 de maio. A partir das 17h, o lugar, que é reduto do samba carioca, será palco para o encontro de mulheres sambistas.

Com a proposta de mostrar que as mulheres estão presentes em diversas posições dentro do universo do samba, o projeto foi criado pelas mulheres da Rede Carioca de Rodas de Samba (RS) – organização que reúne sambistas e produtores culturais a fim de debater e trabalhar o desenvolvimento das rodas de samba em seus potenciais cultural, turístico e econômico.

Operárias do Samba nasceu na praça Tiradentes, em maio de 2017 e reúne fotógrafas, empreendedoras, DJs, produtoras e claro, musicistas. “De lá pra cá, a visibilidade das mulheres ligadas ao samba no Rio de Janeiro cresceu conceitualmente e o objetivo do coletivo de apoiar e disseminar o gênero na história do samba, propagando a voz feminina nesse universo, historicamente dominado pelos homens, torna-se ainda mais pulsante”, explica Christiane Mendonça, uma das idealizadoras das Operárias e integrante da Rede Carioca de Rodas de Samba.

A apresentação do coletivo terá na voz a participação das cantoras Simone Costa (É Preta), Fabíola Machado (Moça Prosa), Chris Mendonça (Samba de Benfica e Tambor de Cumba). Na harmonia, Cecilia Cruz, no cavaco (Samba que elas querem) e Manoela Marinho, no violão (Flor do Samba). Já na percussão, Giselle Sorriso no tantan (Pagode do Tcha Tcha Tcha), Taina Brito no surdo (Moça Prosa)  e Thayanne Castallamary, no pandeiro.

Além do samba ao vivo, as Operárias do Samba também terão a parceria da DJ Cris Pantojja, residente do Baródromo e conhecida por comandar a pick-up com samba em vinil.

Ficha Técnica
Banda

Simone Costa - Voz
Fabiola Machado - Voz
Chris Mendonça - Voz
Cecilia Cruz – cavaquinho
Manoela Marinho – Violão
Giselle Sorriso - Tantan
Taina Brito - surdo
Thayanne Castallamary - Pandeiro


DJ
Cris Pantojja

Produção e Comunicação
Camille Siston


Apoio
Rede Carioca de Rodas de Samba
DJL Comunicação
Rádio Mania

SERVIÇO:
Evento: 1 ano do projeto “Operárias do Samba”
Local: Beco do Rato
Endereço: Rua Joaquim Silva, 11 - Lapa
Telefone: 2508-5600
Ingresso: R$ 20,00 I Lista Amiga R$ 15,00 (nome no mural do evento)
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário