Humor Três equipes brasileiras disputam competição BAJA SAE Kansas nos EUA | Portal Splish Splash

Três equipes brasileiras disputam competição BAJA SAE Kansas nos EUA

Baja Equipe EESC USP, campeã no Brasil, disputa competição mundial no Kansas (EUA)
Foto Daniel Deák

Com 100 equipes inscritas de seis países, a Competição Baja SAE Kansas será realizada de 17 a 20 de maio em Pittsburg, Kansas (EUA)

São Paulo – Estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP); da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se preparam para disputar a Baja SAE Kansas 2018, que será realizada de 17 a 20 de maio no Kansas Technology Center, em Pittsburg (Kansas-EUA).

Promovida pela SAE International, a competição conta com 100 equipes inscritas de seis países – Brasil, Canadá, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia e México. Os estudantes enfrentarão quatro dias de provas.

Baja UFMG, da Federal de Minas, vice-campeã nacional, compete nos Estados Unidos
Foto Daniel Deák

A classificação obtida na 24ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS (22 a 25 de fevereiro último, em São José dos Campos-SP), de âmbito nacional, foi o que garantiu a vaga das equipes brasileiras na competição norte-americana. Na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas, a equipe EESC USP foi a campeã, seguida pela equipe mineira Baja UFMG e pela equipe potiguar, Car-Kará Baja SAE.

Carro da equipe Car-Kará, do Rio Grande do Norte, também estará no Kansas-Foto Daniel Deák

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

História – O projeto Baja SAE foi criado em 1976 na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde a primeira competição ocorreu. No Brasil foi lançado em 1994, ano em que a SAE BRASIL realizou a primeira prova em âmbito nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Dois anos depois, em 1996, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, até 2016, quando começou a ser realizada em São José dos Campos (SP). Desde 1997 a SAE BRASIL, por meio de suas Seções Regionais, realiza ainda etapas regionais do Baja, em vários Estados brasileiros como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário