Programa de reflorestamento da AccorHotels recupera 241 nascentes de água na Serra da Canastra


Grupo pretende plantar até 2021 mais de 10 milhões de árvores

Com o objetivo de promover novas formas de oferecer hospitalidade cada vez mais consciente, a AccorHotels investe em seu programa global de sustentabilidade, o Planet 21, para que clientes e comunidades locais trabalhem de mãos dadas para incentivar a economia positiva em prol do meio ambiente.

O Grupo criou, em 2009, o programa Plant for the Planet, iniciativa global que visa reflorestar áreas desmatadas. Parte da economia da lavagem de toalhas nos hotéis é direcionada para o plantio de mudas de árvores. “São mais de 2.100 hotéis participantes no mundo e 10.000 beneficiados diretos. Incentivamos todos os hotéis da América do Sul a participar desta iniciativa e, como recompensa, os que se destacam podem levar os colaboradores que atuam na área de governança para conhecer a sede da ONG Nordesta, nossa parceira, e conhecer o programa de reflorestamento de perto”, afirma Antonietta Varlese, Vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels América do Sul. Desde 2009 foram mais de 5 milhões de mudas plantadas no mundo e o objetivo é atingir a marca de 10 milhões até 2021.

Ao reutilizar as toalhas, os hotéis alcançam uma economia significativa, e 50% do valor arrecadado é revertido para o reflorestamento da região da Canastra.

Os protagonistas do programa são os colaboradores que atuam na área de governança dos hotéis, pois eles incentivam os hóspedes a reutilizarem as toalhas em prol da causa. Cada hotel possui a responsabilidade de comunicar aos clientes sobre o programa e transmitir o quão importante é ajudar o meio ambiente.

Como forma de reconhecer estes colaboradores, a empresa leva todos os anos um grupo de representantes de hotéis do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai para conhecer a sede da Nordesta, associação que possui mais de 50 projetos com o objetivo de preservar as florestas tropicais e melhorar as condições de vida das populações rurais em todo o Brasil.

Grupo de colaboradores que visitou a Serra da Canastra em março 

A ONG, que é parceira da AccorHotels há quase 10 anos, é responsável por todas as etapas do reflorestamento que já recuperou 332 hectares - o que equivale a 442 campos de futebol – e trabalha com a proteção de 241 nascentes, entre elas a bacia do Rio Grande, Rio Paranaíba e Rio São Francisco. “A parceria com a AccorHotels trouxe inúmeras melhoras para nossas terras, como a geração de matéria orgânica, que pode ser empregada na lavoura, garantindo a fertilidade natural. Também nos mostra como podemos contribuir para aumentar o nível da água no Rio São Francisco”, declara o produtor rural Marcelo José Gazotti, beneficiário do Plant for the Planet.

Benefícios econômicos se somam aos ecológicos, uma vez que o plantio das árvores recuperam não só as nascentes, mas também áreas de recarga de lençóis freáticos. O aumento da produção de água é uma das principais conquistas do programa, tanto para os agricultores quanto para a população. Além disso, as árvores melhoram os rendimentos das culturas já plantadas, a qualidade da colheita, a recuperação da fauna e flora, a prevenção de processos erosivos, a diminuição do assoreamento de rios e lagos e a melhoria da qualidade das águas e do clima, ao mesmo tempo em que proporcionam aos agricultores recursos adicionais (como venda de biomassa, frutas, etc).

Este ano, os 30 colaboradores que estiveram presentes plantaram as mudas e puderam interagir com alguns dos 71 produtores locais beneficiados pelo reflorestamento, “Conhecer as áreas recuperadas me causou uma emoção muito grande em ver quão significante é nosso trabalho em incentivar o reuso das toalhas. A visita ao viveiro me proporcionou satisfação em impulsionar nossos hóspedes a fazer parte deste programa sustentável”, revela Edvaldo Batista, colaborador do hotel ibis Styles Barra Funda.

Segue o link as fotos em alta: https://we.tl/FzItwG0fFn
Para ler mais releases da AccorHotels América do Sul, acesse: http://press.accorhotels.group/south-america/en-en/

SOBRE ACCORHOTELS
AccorHotels é um líder mundial em viagens e estilo de vida e inovador digital oferecendo experiências únicas em mais de 4.300 hotéis, resorts e residências, bem como em mais de 10.000 das melhores casas particulares em todo o mundo. Beneficiando-se da experiência como investidor e operador, a AccorHotels opera em 100 países.

Sua carteira inclui marcas de luxo de renome internacional, incluindo Raffles, Sofitel Legend, SO Sofitel, Sofitel, Fairmont, onefinestay, MGallery by Sofitel, Pullman e Swissôtel; bem como o popular midscale e marcas boutique como 25hours, Novotel, Mercure, Mama Shelter e Adagio; as reconhecidas marcas econômicas incluindo JO&JOE, ibis, ibis Styles, ibis budget e as marcas regionais Grand Mercure, The Sebel e hotelF1. A AccorHotels também oferece serviços inovadores durante toda a experiência do viajante, sobretudo pela recente aquisição do John Paul, líder mundial em serviços de concierge. 

Com uma coleção incomparável de marcas e uma rica história que se estende por quase cinco décadas, a AccorHotels, juntamente com sua equipe global de mais de 250.000 homens e mulheres dedicados, tem uma missão intencional e sincera: fazer com que cada hóspede se sinta bem-vindo. Os hóspedes têm acesso a um dos programas de fidelidade mais gratificantes do mundo - Le Club AccorHotels.

A AccorHotels está ativa nas suas comunidades locais e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a solidariedade através do PLANET 21, um programa abrangente que reúne funcionários, clientes e parceiros para impulsionar o crescimento sustentável. A Accor SA está cotada em bolsa com ações negociadas na Euronext Paris (código ISIN: FR0000120404) e no mercado OTC (Código: ACRFY) nos Estados Unidos.

Para mais informações e reservas, visite accorhotels-group.com ou accorhotels.com.
Ou torne-se fã e siga-nos no Twitter e Facebook.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário