Sugestões da TV Brasil para terça (27) - Antônio Abujamra e Guimarães Rosa são homenageados

DO TEXTO:
Recordar e TV Antonio Abujamra

Sem Censura recebe protagonista e diretor da série "Natália" da TV Brasil

Presidente do Inmetro alerta para ovos de páscoa com brindes irregulares

A apresentadora Vera Barroso entrevista a atriz Angela Peres e o autor André Pellenz no Sem Censura desta terça (27), ao vivo, às 17h30, na TV Brasil. A protagonista e o diretor-geral da segunda temporada da série Natália vêm ao programa para um bate-papo descontraído sobre a produção que estreou em fevereiro na nova programação da emissora pública.

Produzida pela Academia de Filmes, a série é exibida pela TV Brasil às quartas, às 21h15, com reprise aos domingos, às 18h30. A trama acompanha a trajetória de uma jovem humilde que ingressou no universo da moda. Corrupção, trabalho escravo e mudança de sexo são alguns dos temas da nova leva de episódios.


Natalia Angela Peres e Gloria Mauricio Branco
 
Na segunda temporada, após fazer sucesso na carreira e morar em Nova Iorque, a personagem-título volta ao país para lançar sua primeira coleção como estilista. No elenco, a produção reúne artistas como Leona Cavalli, Claudio Lins, Guti Fraga, Maurício Branco e Hugo Bonemer.

Natalia, Ingrid,Otavio e Gloria-Credito Hans Georg

Presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo também é um dos convidados da atração vespertina. O gestor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia fala sobre a fiscalização nos ovos de páscoa com brindes com o objetivo de evitar que brinquedos não certificados sejam usados.

Diretor de Fotografia Luciano Xavier, Diretor Geral e Autor André Pellenz e Produtor Paulo Schmidt- Crédido Hans Georg
 
O geógrafo Caio Miranda, CEO da startup "Tech Trash", explica o descarte correto de lixo eletrônico. Ele destaca os danos que o procedimento incorreto pode causar ao ambiente. A escritora Hildete Pereira aborda o recém-lançado livro "Mulheres e poder: histórias, ideias e indicadores" que discute tema em pauta no dia a dia da sociedade.

SERVIÇO:
Sem Censura - terça-feira (27), ao vivo, às 17h30, na TV Brasil.
Trilha de Letras discute legado de Guimarães Rosa para literatura nacional nesta terça (27)

Filha do escritor bate um papo sobre as obras do pai com o apresentador Raphael Montes

Trilha de Letras, Raphael Montes e Vilma Guimarães Rosa

O programa Trilha de Letras da TV Brasil homenageia um dos maiores escritores de todos os tempos, João Guimarães Rosa, na edição desta terça (27), às 21h15. O autor revolucionou a literatura brasileira com sua linguagem inventiva e com o universo mítico do sertão do Brasil.

Para analisar essa legado, que inclui obras como o livro "Grande Sertão: Veredas" (1956) e contos como "A Terceira Margem do Rio", na publicação "Primeiras Estórias" (1962), o escritor e apresentador Raphael Montes recebe a filha do ilustre diplomata, novelista, médico e contista, a também escritora Vilma Guimarães Rosa.

Vilma Guimarães Rosa

A influência da fala popular e regional combina-se à erudição de Guimarães Rosa nos contos e romances que o imortal escreveu. As inovações na linguagem são uma marca da obra do autor mineiro cujas tramas costumam ser ambientadas no sertão do país.

A atração jornalística mostra como essa capacidade desenvolvida pelo escritor foi importante para a literatura nacional. Guimarães Rosa criou inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e termos populares contemplando invenções e intervenções semânticas e sintáticas. Com a temática e a linguagem de suas publicações a serviço de ambas, o autor era um mestre dos neologismos.

Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 6 de agosto de 1963, Guimarães Rosa foi o terceiro ocupante da cadeira nº 2, que tem como patrono Álvares de Azevedo. O célebre escritor adiou a posse durante quatro anos e assumiu o posto apenas em 16 de novembro de 1967, três dias antes de falecer.

O Trilha de Letras ainda traz o depoimento da pesquisadora Livia Baião sobre a produção literária de Guimarães Rosa. No quatro "Leituras com Katy", a jornalista Katy Navarro apresenta o livro “Sagarana” publicado pelo homenageado em 1946. Já o quadro "Dando a letra", com booktubers, traz o personagem “Vó Totonha”, da professora Silvana Schilive, do Paraná.

SERVIÇO:
Trilha de Letras – terça-feira (27), às 21h15, na TV Brasil.
Trilha de Letras – terça-feira (28), às 6h, na TV Brasil.

Crítica mordaz

Antônio Abujamra é homenageado no programa Recordar é TV desta terça (27)
 
Antonio Abujamra
 
Programa celebra carreira do ator e diretor em conversa com Ziraldo nos anos 1980

A trajetória do saudoso ator e diretor Antônio Abujamra ganha destaque no Recordar é TV desta terça (27), às 22h45, na TV Brasil. A atração traça um panorama sobre a vida e a obra do artista que em 1989 concedeu entrevista para Ziraldo no programa O Papo, da extinta TV Educativa do Rio de Janeiro.

Saudado pelo grande público após sua interpretação do personagem Ravengar, na novela "Que Rei Sou Eu?", que foi ao ar no mesmo ano, Abujamra lança mão de frases de efeito, sempre irreverente em suas colocações no diálogo com o cartunista. O conteúdo da conversa foi recuperado do acervo preservado pela emissora pública.

O trabalho de Antônio Abujamra foi marcado pela inventividade, ousadia e provocação. O dramaturgo realizou espetáculos repletos de crítica e fantasia, eixos de sua personalidade. Homem de afetos, ele teve uma carreira consagrada na televisão, no cinema e no teatro. Bem-humorado, Abujamra tinha amplo conhecimento cultural e suas tiradas repletas de ironia eram apenas um aspecto da faceta desse genial nome das artes brasileiras.

Durante o diálogo com o cartunista Ziraldo, o ator e diretor comenta seus sucessos e fracassos nos palcos e nas telas. Pai do também artista Andé Abujamra, o homenageado reflete sobre suas andanças pelo mundo. Ele ainda aborda com profundidade a arte de interpretar sob a perspectiva de sua visão reflexiva e filosófica sobre a vida.

Natural do interior de São Paulo, Abu estudou filosofia e jornalismo. Após viagens no exterior, o dramaturgo foi um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon nos palcos do Brasil. O espirito crítico do diretor esteve presente na efervescência do teatro nacional nas décadas de 1960 e 1970.

Antonio Abujamra
 
Antônio Abujamra faleceu em 28 de abril de 2015, aos 82 anos, vítima de um infarto. Com sua sagacidade característica, apresentou o programa Provocações, da TV Cultura, durante quase quinze anos com um estilo próprio de conduzir entrevistas.

A homenagem do Recordar é TV ao saudoso apresentador, dramaturgo, ator e diretor também vai ao ar no próximo sábado (31), às 18h, na TV Brasil.

Sobre a atração e as novas homenagens

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas com grandes ícones da música, além de homenagens a personalidades consagradas como Dias Gomes, João Nogueira, Perfeito Fortuna e Paulinho da Viola, entre outros.

SERVIÇO:
Recordar é TV - terça-feira (27), às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV - sábado (31), às 18h, na TV Brasil.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários