RC na Veia dá peso ao soul pop de Roberto Carlos no pulso da guitarra de Kisser

DO TEXTO:

Por Mauro Ferreira

O maior sucesso do repertório do álbum lançado por Roberto Carlos em 1975, Além do horizonte, pode ser caracterizado como o derradeiro flerte do cantor com a soul music norte-americana. O arranjo orquestral da gravação original diluiu um pouco o espírito soul dessa luminosa canção composta por Roberto em parceria com Erasmo Carlos. Mas, em essência, Além do horizonte é soul. Tanto que a composição ganharia sintomaticamente registros posteriores de Tim Maia (1942 – 1998) – em tremendo dueto com Erasmo gravado para álbum gregário lançado em 1980 pelo parceiro de Roberto – e do grupo Jota Quest, que reviveu Além do horizonte em 2005.

Contudo, a abordagem de Além do horizonte lançada em single neste fim de semana pelo RC na Veia – quarteto paulistano formado pelo baterista Dudu Braga, filho de Roberto, com Alex Capella (voz), Fernando Miyata (guitarra) e Juninho Chrispim (baixo) – é fiel à proposta do grupo de revisitar o cancioneiro de Roberto Carlos com pegada roqueira. No caso, o RC na Veia dá peso adicional ao derradeiro soul de Roberto, tocando Além do horizonte com o pulso da guitarra de Andreas Kisser. O músico do grupo mineiro Sepultura foi um dos convidados da gravação ao vivo de show captado em outubro de 2017, em apresentação na cidade de São Paulo (SP).

Já disponível nas plataformas digitais, o single Além do horizonte é a primeira amostra oficial desse registro ao vivo que chega ao mercado fonográfico em abril em CD, DVD e em edição digital. Andreas Kisser, aliás, também participa da regravação do funk Não vou ficar (Tim Maia, 1969) feita com a adesão de Rogério Flausino, vocalista do grupo Jota Quest. O próprio Roberto Carlos entra em cena e se junta ao RC na Veia e em Se você pensa (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1968) e no número coletivo que encerrou a apresentação com o recado de É preciso saber viver (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1969). Rafael Ramos assina a produção musical da gravação do show do grupo RC na Veia.

in-g1.globo.com
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários