ICC Brasil lança a Aliança Brasil 4.0

DO TEXTO:

Evento realizado em São Paulo teve a participação de executivos de multinacionais estrangeiras e empresas brasileiras em agenda paralela ao World Economic Forum

A ICC Brasil reuniu hoje (15), em São Paulo, o CEO mundial da Siemens, Joe Kaeser, a CEO da SAP do Brasil, Cristina Palmaka, presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, o VP e general manager Latam da Adobe, Federico Grosso; o CEO da Deloitte, Altair Rossato, o presidente da Qualcomm para America Latina, Rafael Steinhauser, o vice-presidente de Industry Business da Schneider Electric, Cristiano dos Anjos, o vice-presidente da Basf, Tobias Dratt, e country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva,  para o lançamento da Aliança Brasil 4.0, um compromisso público de empresas com o desenvolvimento e a democratização da Indústria 4.0 no Brasil.  O evento também contará com a participação da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Investe SP.

Esse projeto faz parte das iniciativas da Comissão de Economia Digital da entidade, que tem como um de seus objetivos ajudar a indústria brasileira a ser inserida na cadeia de valor mundial via tecnologias 4.0.

“A nossa missão é promover ações para difusão da utilização de tecnologias, processos e aplicações da manufatura avançada em todos os níveis das cadeias produtivas. Um dos mecanismos que iremos usar é conectar as empresas brasileiras ao task-force Digitalização e Indústria 4.0 do B-20, por meio dos representantes da ICC”, explica Gabriel Petrus, diretor executivo da ICC.

Essa plataforma será incubada pela Comissão de Economia Digital da ICC no Brasil e terá os seguintes desafios:

- promover a democratização da indústria 4.0, conectando o Brasil aos  padrões internacionais de inovação;
- conectar as empresas brasileiras às iniciativas que já acontecem no mundo (via plataforma do ICC);
- promover ações para difusão da utilização de tecnologias, processos e suas aplicações;
- identificar oportunidades internacionais para o setor privado brasileiro (via ICC);
- promover projetos de capacitação e treinamento;
- promover o diálogo com governo e reguladores.

Joe Kaeser, CEO global da Siemens, está convencido de que a iniciativa ajudará o Brasil a se tornar mais competitivo globalmente num cenário dominado pela digitalização. “A quarta revolução industrial está promovendo mudanças significativas na indústria global e os brasileiros, com sua criatividade e compromisso com a inovação podem obter grandes benefícios. A Siemens é a empresa líder nessa transformação e está comprometida a agir como um parceiro confiável do Brasil nesse desafio”, afirma Kaeser.

A Adobe tem muito orgulho em participar deste projeto. “Por meio de nossas tecnologias, damos aos usuários condições reais de viabilizar o aproveitamento dos dados obtidos durante a jornada do cliente para conhecer melhor cada consumidor e conseguir entregar a experiência certa, no lugar certo e na hora certa, tendo assim maior propriedade para a tomada de decisões. Com a aliança 4.0, a Adobe entra com todo seu know-how tecnológico - com inteligência artificial, tecnologia em cloud e digitalização - para contribuir com a evolução da indústria brasileira e garantir que esse desenvolvimento atinja os padrões internacionais”, afirma Federico Grosso, vice-presidente e general manager da Adobe para a América Latina.

Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, afirma que o Brasil está diante de uma confluência de novas tecnologias como Big Data, IoT, Inteligência Artificial, realidade mista, que irão transformar radicalmente o cenário industrial. “Essas novas tecnologias oferecem rápida adoção para os grandes grupos e acesso à inovação para os pequenos fabricantes. Por isso, a mensagem que mais comemoro nesta aliança é a mensagem de democratização. Tenho certeza que a tecnologia representa, hoje, a janela de oportunidade para darmos o desejado salto de competitividade na indústria nacional e para o Brasil”, finaliza a executiva.

A SAP acredita que incentivar o incremento da produtividade no país é o maior objetivo do acordo. A empresa já tem feito isso de forma intensiva em todo o mundo e, quer trazer mais deste conhecimento e tecnologia para o Brasil. “Já iniciamos algumas experiências por aqui e acreditamos que a democratização da Indústria 4.0 traz inúmeras oportunidades para a competitividade e o desenvolvimento do país”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

Para vice-presidente de Industry Business na Schneider Electric, Cristiano dos Anjos, é fundamental democratizar o conceito de IIoT ou Indústria 4.0 no Brasil para impulsionar o crescimento industrial sustentável no país. “É preciso criar a consciência de que a inovação não é modismo e sim algo necessário e benéfico nos tempos atuais”, conclui.

Sobre a ICC Brasil
A ICC Brasil reúne os membros brasileiros da International Chamber of Commerce (ICC), a maior organização empresarial do mundo, com mais de 6 milhões de empresas em 130 países. Com sede em Paris e comitês nacionais em mais de 80 países, atua como a voz das empresas nas Nações Unidas, da Organização Mundial de Comércio (OMC) e no G-20, influenciando no desenvolvimento de políticas, na criação de regras e no estabelecimento de padrões universalmente utilizados no comércio internacional.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários