Filhos e famílias de refugiados venezuelanos em Roraima

DO TEXTO:

Projeto de pós-doutorando da Unesp de Assis

O projeto intitulado “Migração e Interculturalidade. Mediação socioeducativa entre escolas, filhos e famílias de refugiados venezuelanos no Estado de Roraima”, de Marcelo Naputano, pós-doutorando em psicologia social pela Unesp de Assis, busca ser uma pesquisa participante, orientada pela perspectiva sistêmica, com os filhos dos migrantes venezuelanos, focalizando as possíveis mediações psicossociais em ambiente escolar, em seu processo de integração intercultural, na cidade de Boa Vista (RR) onde observa-se notório estado de emergência social.  

"A expectativa é desenvolver uma modalidade de intervenção sistêmica de co-construção de uma integração inclusiva de todos. Para tanto, em minhas atividades práticas, tenho realizado cursos de formação de professores como meio de capacitação para desenvolver a concepção de uma relação educativa que se baseie nas possíveis vivencias quotidianas e não na “resolução” do “problema venezuelano”. Gosto sempre de lembrar que não existem soluções para os problemas educativos pois estes não são da ordem das “soluções”. Existe sim muito o que fazer na educação para vivência-la como uma experiencia de uma construção relacional quotidiana onde criamos vínculos em meio aos conflitos", afirma o pesquisador.

A primeira escola a receber o curso, ainda em ato, é a Escola Municipal Infantil “Branca de Neve” no Bairro da Pintolandia com a participação do professor Ricardo Rocha e a enorme disponibilidade humana da direção desta escola e seus professores. Ainda realizo cursos de língua portuguesa e espanhola com uma metodologia cooperativa onde todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo conversações nestas duas línguas. Em breve tenho em previsão um curso de cozinha italiana, brasileira e venezuelana para a população em geral.  

Este projeto é realizado entre a Unesp com a colaboração do professor doutor José Sterza Justo e os intercâmbios com a Universidade Federal de Roraima - UFRR, representado pelo professor doutor José Carlos Franco de Lima e, também, com a Università RomaTre - ROMATRE na Itália, com o professor doutor Marco Catarci. 


MARCELO NAPUTANO
Atualmente é pesquisador de pós doutorado pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista/Unesp com Sanduíche na Facoltà di Psicologia na Università di Bologna/UNIBO na Itália. Especializações na Itália em Educação Intercultural pela Università RomaTre/ROMATRE; em Educação pela Università di Torino/UNITO e em Mediação Intercultural e Familiar pelo Istituto SHINUI di Bergamo. Graduação com Licenciatura em Psicologia pela UNESP e Graduação em História pela USP. Foi psicólogo no setor psicoeducativo em diversos contextos institucionais na Itália de 2003 a 2012 e de 2015 a 2017. Também foi professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO em 2013 e 2014. Possui Proficiência em Língua Italiana CELI pela Università per Stranieri di Perugia/Itália. 

Contato do pesquisador: marnaputano@gmail.com

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários