ARTESOL COMEMORA 20 ANOS e quem ganha o presente é o Artesanato Brasileiro com o lançamento da maior vitrine de artesãos tradicionais do Brasil

DO TEXTO:

O principal objetivo é apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição cultural e promover a autonomia dos artesãos brasileiros e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de artesãos.

A partir de hoje (27/03), está no ar novo portal que tem por objetivo reunir toda a cadeia produtiva do artesanato brasileiro www.artesol.org.br. A inédita plataforma reúne mais de 100 grupos de artesãos e suas referências culturais, além de informações sobre as matérias-primas, as técnicas utilizadas e histórias dos grupos.

O lançamento do portal aconteceu  na sede da ong Artesol, em São Paulo e contou com a presença da presidente da entidade – Sonia Quintela, além de artesãos, designers, patrocinadores, bem como com toda a equipe responsável pelo projeto.

“Vamos contar com uma interface mais dinâmica e capaz de articular artistas populares, mestres, grupos de artesãos, agentes de comercialização, profissionais, ONGs e programas governamentais de apoio”, conta a presidente da Artesol, Sonia Quintella. A ideia é que a Rede estimule novas relações de comércio mais justas e humanizadas entre artesãos, lojistas e o público final.  

Segundo Josiane Masson, coordenadora geral da Rede Artesol, “o foco é valorizar e projetar nacionalmente o trabalho artesanal, mostrando o talento e a criatividade dos artesãos, a diversidade de técnicas e matérias-primas presente nessa atividade, além de motivar novas gerações a manter vivo esse patrimônio imaterial. A ferramenta existe para o registro da memória desses conhecimentos e para facilitar a pesquisa e as conexões dos artesãos entre si, com os lojistas, consumidores e outros interessados no tema”. 

O projeto, que só foi possível com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio das  Pernambucanas e da Cielo, contou com consultores especializados que percorreram todo o Brasil para mapear, in loco, mais de cem grupos de artesãos, catalogando toda a cadeia produtiva do artesanato de tradição brasileira, inclusive capacitando-os e estimulando-os a utilizar as novas tecnologias para valorizar e expor seus trabalhos na Rede. O portal ainda inclui um blog com reportagens exclusivas sobre o universo da produção artesanal no Brasil, um guia de tipologias e um conteúdo conceitual do artesanato brasileiro na perspectiva do patrimônio cultural imaterial.

Sobre a Artesol

A ArteSol é uma organização sem fins lucrativos que atua há duas décadas investindo na valorização e promoção do artesanato tradicional brasileiro, através de estratégias focadas na sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural das comunidades de artesãos e artistas populares. A organização foi concebida em 1998 pela antropóloga Dra. Ruth Cardoso. As primeiras ações foram voltadas para o desenvolvimento regional com base no saber artesanal das regiões afetadas pela seca, principalmente no Norte de Minas Gerais e no Nordeste brasileiro. Hoje, o trabalho, ampliado e consolidado ao longo dos anos, está fundamentalmente voltado para a salvaguarda das técnicas artesanais de tradição brasileira e sua interface com o mundo contemporâneo; a formação continuada dos artesãos e o apoio à sustentabilidade dos grupos detentores desses saberes. 

Sobre a Rede ArteSol

A crença da Artesol é no artesanato vivo e em rede. Para isso a organização estimula a criatividade e o empoderamento dos artesãos. O projeto da Rede ArteSol é uma iniciativa para esse fim: uma estratégia que conecta artesãos, comerciantes, instituições e consumidores interessados na promoção do artesanato nacional. O site disponibiliza informações sobre o artesanato brasileiro, as técnicas utilizadas e os contatos dos artesãos, organizados por técnica, categoria, perfil e região. Com a disponibilização dos contatos comerciais desses artistas e produtores, busca promover a aproximação com os consumidores, aumentando as possibilidades de venda e geração de renda.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários