Vida das plantas nos campos rupestres

DO TEXTO:

Fascículo organizado por pesquisadores brasileiros mostra diversidade e ameaças alarmantes

Os professores Patrícia Morellato, da Unesp de Rio Claro, e Fernando Silveira, da UFMG, são editores de fascículo Especial de Revista Internacional intitulado 'Plant life on campo rupestre, a megadiverse Neotropical old-growth grassland'. Acesse o material em: https://www.sciencedirect.com/journal/flora/vol/238/suppl/C 

Os anos de 2011-2020 representam a Decada da Biodiversidade das Nações Unidas, que busca inspirar ações através do mundo que apoiem a conservação da biodiversidade. O volume especial da revista FLORA: “Plant life on campo rupestre, a megadiverse Neotropical old-growth grassland” ilustra o conhecimento atual da vida das plantas nos campos rupestres, um complexo vegetacional megadiverso, com alto endemismo, mas sob ameaças alarmantes e sem precedentes. 

As principais áreas de pesquisa agrupando os 27 artigos do volume especial são: i) Diversidade de plantas; ii) coexistência de espécies, nicho regenerativo e mudanças climáticas; iii) Ecologia e interações interespecíficas; iv) A vida das plantas na canga; v) Fogo, ecologia da regeneração vegetal e conservação.

"Nós ressaltamos as grandes lacunas no conhecimento que ainda persistem e sugerimos as principais áreas para pesquisas futuras e quais seriam os passos principais para o entendimento e conservação destes ecossistemas antigos em todo o mundo", informa a docente da Unesp.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários