Vale da Cerveja, em Santa Catarina, é opção de turismo para a Páscoa

DO TEXTO:

Rota composta por 13 cervejarias artesanais possui diversos atrativos

Páscoa não precisa ter só chocolate. Quem quer aproveitar o feriadão para conhecer um lugar sossegado, com variadas opções de gastronomia e lazer e, ainda por cima, degustar as melhores cervejas produzidas no Brasil, vai se deliciar no Vale da Cerveja. A região, localizada em Santa Catarina, tem cerca de 100 quilômetros de extensão e vai da cidade de Ibirama até Gaspar. Não vão faltar experiências para quem gosta da bebida: o Vale da Cerveja reúne cervejarias artesanais onde o turista pode conhecer todo o preparo da cerveja, museus e até uma instituição de ensino, a Escola Superior de Cerveja e Malte.

“Visitar o Vale da Cerveja é participar de uma experiência única e de intensa de imersão. O destino é rota imprescindível a quem visita Santa Catarina e busca bom entretenimento, além, é claro, boa cerveja. Estamos em privilegiada localização e nossa cultura, ancestrais e gastronomia constroem o diferencial dessa região tão amada pelos brasileiros”, afirma Develon da Rocha, presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, responsável pelo Vale da Cerveja.

Conheça alguns dos atrativos:

• 13 cervejarias artesanais. Além dos bares anexos às fábricas de boa parte delas, visitas mostram o processo de produção e oportunizam uma degustação guiada para que mesmo os leigos consigam identificar algumas características sensoriais das cervejas.

• Escola Superior de Cerveja e Malte: primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente à bebida. A estrutura fica em Blumenau (SC), Capital Brasileira da Cerveja, e oferece minicursos todos os dias às 10h30.

• Museu da Cerveja: criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores.

• Cristalerias: o copo é uma parte fundamental da degustação cervejeira. E existem diversas cristalerias que produzem os itens de maneira artesanal que são abertas à visitação.

• Restaurantes: as cartas de cervejas de muitos restaurantes da região priorizam as cervejas artesanais, alguns inclusive contam com sugestões de harmonizações.

O projeto se propõe a fazer com que o visitante vivencie as rotinas da região. Os trajetos prevêem passeios pelas cervejarias de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Pomerode, Timbó, entre outras cidades,  com percursos flexíveis que podem ser adequados de acordo com os interesses dos turistas.

Cicloturismo

Existem agências especializadas em roteiros de cicloturimso pela região. De bicicleta, é possível apreciar as paisagens naturais que compõem a rota da cerveja, tendo como meta de cada dia a chegada em cervejarias selecionadas. Depois, o grupo pode retornar de van ao local de hospedagem.

Capital Nacional da Cerveja

Em 2017, Blumenau conquistou o título de Capital Nacional da Cerveja. A criação de pequenas cervejarias em toda a região, que seguem a Reinsheitgebot (Lei de Pureza Alemã), produzindo a bebida apenas com malte, lúpulo, leveduras e água, consolidou a cultura cervejeira de qualidade superior na região. Blumenau é famosa por atrair milhares de visitantes que, além dos traços da imigração alemã, buscam suas variadas cervejas. Há, na cidade catarinense, cerca de 120 produtores artesanais da bebida, que é estrela de grandes eventos sediados no local, como a Oktoberfest (maior festa alemã da América do Sul), o Festival Brasileiro da Cerveja (principal da América Latina), e o Concurso Brasileiro da Cerveja, segundo maior do mundo em número de amostras.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários