SUS terá aulas à distância para médicos de todo o Brasil

DO TEXTO:

O urologista e andrologista Jorge Hallak gravou aulas para o projeto Onco Ensino, que vai levar informação e prática aos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). O material já está disponível para a rede credenciada. Atualmente 85 hospitais estão inscritos no programa que já capacitou quase 5 mil médicos e a expectativa é de atingir 10 mil profissionais. As vagas para os cursos são disponibilizadas por meio de convênio com as instituições de atendimento do SUS.

Um dos diferenciais desse projeto é que ao utilizar o e-learning ele amplia sua área de atuação, o que contribui na melhoria do atendimento que é prestado na rede pública de saúde até das regiões mais distantes do país.

Com mais de 20 anos de experiência, Hallak irá ministrar oito vídeo-aulas sobre embriologia, anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino, bem como a criopreservação do sêmen e os cuidados necessários com o paciente oncológico do ponto de vista da reprodução, antes e depois da quimioterapia e radioterapia. Atualmente, poucos oncologistas orientam os pacientes sobre a importância do congelamento do sêmen. 

“É comum recebermos nos consultórios pacientes que fizeram quimioterapia e que não tiveram nenhuma informação sobre o impacto do tratamento em sua vida sexual e na fertilidade. A maioria nem sabe da possibilidade de congelar o sêmen, por exemplo”, ressalta o urologista. 

O Projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Linfomas e Leucemias (ABRALE) que através do Programa Nacional de Apoio Oncológico do Ministério da Saúde, propõe a capacitação e atualização de médicos e profissionais da saúde envolvidos no atendimento oncológico no país. O projeto recebe o apoio educacional do Instituto Israelita de Ensino Albert Einstein que valida os cursos e concede o certificado aos alunos.

As aulas são protagonizadas por especialistas de referência em suas áreas, com discussão de casos e demonstrações de procedimentos. Para que o aluno participe ativamente do processo de aprendizagem, são propostas diversas atividades como questionários, pesquisa, fórum, chats e até aulas ao vivo.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários