Salas infantis adaptadas: o que precisa?

DO TEXTO:
Projeto da Sala AEE-Divulgação-Turma do Jiló

A sala de AEE como deve ser

Turma do Jiló, Associação Social Sem Fins Lucrativos, visa implementar e garantir a Educação Inclusiva dentro das escolas públicas com espaços preparados e adaptados

A Turma do Jiló investe em subsídios para inclusão em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Considerando que as crianças estão no topo de suas prioridades, a Associação Social Sem Fins Lucrativos tem a intenção de garantir profissionais treinados e qualificados, espaços físicos acessíveis ou materiais adaptados.

O AEE caracteriza-se em salas multifuncionais e sensoriais, com o intuito de proporcionar um modelo de ensino complementar ao ensino regular das escolas. Contempla um conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos, para atender alunos com algum tipo de necessidade especial.

Com este método de complemento escolar acessível é possível eliminar as barreiras de um aluno com algum tipo de deficiência para garantir sua plena participação na sociedade, o desenvolvimento de sua aprendizagem e autonomia. Apesar de ser obrigatório o Estado garantir o AEE aos portadores de deficiências, a maior parte das escolas não dispõe do espaço e arquitetura adaptados, como a iluminação e decoração personalizadas, e divisão de ambientes.

O projeto pioneiro da Turma do Jiló é no Colégio Municipal Profª Benedita Odette de Morais Savóia, localizado em Santana de Parnaíba. As adaptações já começaram a entrar nos moldes necessários com a reforma completa da sala de AEE, projetada pela arquiteta Fernanda Velloso, apoiada por um time de parceiros especiais: Gimba, Lock Engenharia, Casa Fortaleza e Collectania.

A proposta da parceria entre a Turma do Jiló e a arquiteta é transformar este espaço em um ambiente acolhedor e favorável. Nas salas serão oferecidas atividades aliadas a movimentos, cores, texturas e luzes para produzir sensações que provoquem estímulos, e que possibilitam o cérebro melhorar sua eficiência e funcionamento em maior amplitude.

Nos três espaços – área do movimento físico, área dos jogos e estudo, e área do relax e sensações – terão jogos, brincadeiras e atividades sensoriais que estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os alunos aprendam melhor, pois terão um desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional.

O foco deste projeto da Turma do Jiló são as crianças, porém, contribuir com a formação adaptada beneficia toda a comunidade envolvida. Com nosso programa e serviços de educação inclusiva que visa a melhoria na vida escolar pode ajudar alunos, familiares, professores e as pessoas que convivem direta ou indiretamente com as crianças deficientes.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários