Navio Pirata do BaianaSystem estreia no pós-carnaval paulistano

DO TEXTO:
Foto: Filipe Cartaxo

Navio Pirata do BaianaSystem estreia nas ruas de São Paulo, no sábado (17), às 12 horas, na Avenida 23 de Maio

Com a proposta de ocupar e transformar as ruas em um grande espaço de celebração e conscientização popular, o coletivo Pipoca produz a primeira edição do concorrido desfile de Salvador em São Paulo, com participações de BNegão, Flora Matos e Rico Dalasam 

São Paulo, fevereiro de 2018 – Com performances únicas e inesquecíveis a cada apresentação, o BaianaSystem estreia nas ruas de São Paulo, no pós-carnaval, com o seu Navio Pirata, até então utilizado somente em Salvador. Construído pelo coletivo Pipoca exclusivamente para sua estreia nas ruas de São Paulo, o Navio Pirata paulistano do BaianaSystem receberá participações de BNegão, Flora Matos e Rico Dalasam, no sábado (17), às 12 horas, na Avenida 23 de Maio. A concentração será na própria avenida, ao lado do Centro Cultural São Paulo.

Formado em 2009 com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, a banda também mistura em seu repertório ritmos afro-latinos como frevo, samba-reggae, pagode, groove arrastado, ijexá, kuduro, bass music e cumbia.

A Pipoca é um coletivo de produtores culturais e artistas que idealiza e realiza projetos de arte na rua para pessoas, marcas e cidades. No Carnaval a empresa atua fazendo a concepção de novos blocos em parceria com grandes artistas nacionais, promovendo curadoria de blocos e cria a estratégia de atuação no carnaval para grandes marcas em todo o país e apoia blocos pequenos e médios em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. A Pipoca possui ainda uma equipe de criação especializada no desenvolvimento de conteúdo e de ‘ativismos de rua’ para as marcas, uma forma mais genuína de estar conectado ao público participante da folia.

Além da plataforma de carnaval de rua, o coletivo também realiza eventos em outras esferas, como o festival de literatura LER - Literatura, Entretenimento e Rua; o São João pelas Ruas de São Paulo, e o Lighting Festival, em colaboração com o Fete des Lumieres, evento realizado anualmente na cidade de Lyon na França.

Em 2018, além de criar e construir um Navio Pirata do BaianaSystem exclusivamente para o desfile da estreia paulistana, o coletivo Pipoca co-produziu o Ritaleena (03/02) e o Acadêmicos do Baixo Augusta (04/02); co-criou e produziu o bloco Bicho Maluco Beleza de Alceu Valença, já presente no carnaval de São Paulo há 4 anos (03/02), e o bloco Frevo Mulher, em parceria da cantora Elba Ramalho (03/02), que estreou em 2018 na cidade, e produz a vinda do Monobloco a São Paulo há três anos (04/02) e da Orquestra Voadora, há dois (18/02).

SERVIÇO:
Dia 17/02 (Sábado)
Concentração: 12 horas
Saída do Navio Pirata do BaianaSystem: 13 horas
Local: Avenida 23 de Maio, tendo como ponto de partida o Centro Cultural São Paulo.
Grátis

SOBRE A PIPOCA

Somos um coletivo de produtores e artistas que enxergam a rua como local perfeito para que nos reconheçamos como iguais.

Criamos e desenvolvemos projetos culturais que façam com que as pessoas de diferentes ideologias, crenças, cores, classes ocupem de forma feliz, culturalmente rica e civilizada o espaço público e retornem para suas casas afetadas na alma com o que experimentaram e viveram.

Acreditamos que é na rua, longe dos nossos muros, carros, grades, que nos encontramos e temos a possibilidade de nos enxergar e enxergar o outro, nos reconectando enquanto cidadãos de um mesmo território, eliminando diferenças aparentes que só existem no universo digital e deixando estampado em nossos sorrisos e sonhos o quanto ainda somos iguais em essência.

Acreditamos ainda que é a através da arte, que toca nossa essência humana, o caminho preciso para resgatar o que cada um de nós tem de melhor, transformando a experiência na rua em algo surpreendentemente libertador e em uma poderosa ferramenta de reeducação de valores e do que importa na vida. www.pipoca.co


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários