Evento em Salvador discute os desafios do saneamento e do compartilhamento de água

DO TEXTO:

O vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão, o senador Roberto Muniz e o diretor executivo do 8º Fórum Mundial da Água, Ricardo Andrade, estão entre os participantes
 
Salvador recebe no dia 02 de março a última edição do evento Rumo a Brasília 2018, reunião preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que será sediado pela capital do país entre 18 e 23 de março.

O painel de abertura, que apresentará os pilares temáticos do 8º Fórum Mundial da Água, terá a participação do vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão; do senador Roberto Muniz; do presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Rodrigo Sergio Dias; e de representantes do 8º Fórum.

Uma das mesas discutirá o compartilhamento, os usos múltiplos da água e seus conflitos.  Participarão da discussão Cássio Peixoto, secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS/BA); Sergio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA); Alexei Portela, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Humberto Miranda Oliveira, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB); Luis Edmundo Prado de Campos, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/BA); e José Geraldo dos Reis Santos, secretário de Meio Ambiente da Bahia (SEMA/BA).

Outro debate envolverá os desafios do saneamento. Estarão presentes Rogério Cedraz, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico (EMBASA); Mario Augusto Parente Monteiro, coordenador da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Ceará (ARCE); Helder Cortez, da Companhia da Água e Esgoto do Ceará (CAGECE); e Gustavo Méndez, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Haverá ainda um depoimento de Emanoella Rodrigues Ribeiro de Oliveira, do projeto “Palmas pra Vida”, sobre soluções para a falta d’água no semiárido.

O objetivo geral do encontro é integrar academia, governo, empresas, associações e organizações não governamentais e vozes da sociedade civil para produzir propostas e soluções nas esferas econômica, política, tecnológica e cultural para levar aos debates em Brasília.

O evento, que já passou por seis cidades, pretende deixar um legado de capacitação e conscientização da sociedade sobre a água como fio condutor do desenvolvimento social, econômico e sustentável de uma nação.

Rumo a Brasília 2018 é uma iniciativa da Seção Brasileira do Conselho Mundial da Água e acontece em cinco capitais brasileiras e duas latino-americanas. O evento já foi sediado pelas cidades de Belém, Belo Horizonte, Tijuana (México) e Santiago (Chile), São Paulo e Foz do Iguaçu. A cidade de Salvador receberá a última edição antes do 8º Fórum Mundial da Água.

Rumo a Brasília 2018
02 de março
9h às 18h
Centro de Eventos do SENAI CIMATEC
Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã
Entrada franca
Veja a programação completa  


8º Fórum Mundial da Água

 
O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).


As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).

Para acompanhar de perto as notícias, siga o 8º Fórum nas redes sociais:
Facebook 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários