Especialista ensina seis formas de como obter novas experiências sensoriais com o saquê

DO TEXTO:


Celso Ishiy revela como apreciar a tradicional bebida japonesa, utilizando técnicas antigas

Talvez não faça muito sentido falar em saquê quente em um país tropical. Mesmo no Japão, o hábito está em extinção. No entanto, com as constantes variações de temperatura, é possível aproveitar para nos surpreender com novas experiências sensoriais, inclusive enriquecer o repertório com técnicas antigas de apreciação.

Antigamente, os japoneses aqueciam o saquê para disfarçar a baixa qualidade da bebida e esquentar o corpo, um hábito semelhante aos dos russos com a vodca. Hoje, apenas os mais velhos mantém essa tradição. Os jovens preferem o saquê gelado. De qualquer maneira, o kanzake (saquê quente) é uma maneira de degustar a bebida. Normalmente, o saquê quente pode ser harmonizado com pratos quentes.
Para ajudar os apreciadores a ampliar o universo de uma das bebidas mais tradicionais do mundo, Celso Ishiy, um dos maiores especialistas e diretor da TRADBRAS, empresa focada na importação e exportação de produtos da cultura oriental, ensina como aproveitar toda a versatilidade do saquê. Confira: Como esquentar o seu saquê
Coloque a bebida dentro do tokkuri, a garrafa de cerâmica com o “pescoço” apertado, em banho maria. Com fundo côncavo, o tokkuri permite sentir a temperatura interna. O pescoço pequeno da garrafa dificulta a evaporação e ajuda a conservar a temperatura. Hoje, a maioria das garrafas também pode ser aquecida diretamente em banho maria. Muitos rótulos já trazem a indicação da melhor temperatura para aquecimento. Esquente por três ou quatro minutos, dependendo da preferência. Lembre-se de que há alteração do aroma e sabor. Se quiser precisão, existem termômetros especiais para medir a temperatura da bebida. É importante lembrar que deve-se evitar aquecer em microondas ou utilizar o maçarico de cozinha, pois a evaporação rápida do álcool reduz a qualidade da bebida.
Saquês quentes:
Terminologia e características
- Tobirikan (acima de 55oC) – os aromas são acentuados e o saquê torna-se muito seco 
- Atsukan (ao redor de 50oC) – Acentuam-se os aromas e o sabor seco é mais agradável
- Jokan (ao redor de 45oC) – Aromas e sabores brandos, mas persistentes 
Nurukan (ao redor de 40oC) – Os aromas e sabores são expandidos  
-Hitohadakan (ao redor de 35oC) – Bom aroma de arroz e koji. Fresco ao   paladar  
- Hinatakan (ao redor de 30oC) – Ressaltam-se os aromas e um sabor mais harmonioso

Sobre Celso Ishiy
Celso Ishiy é sommelier de saquê e um dos principais especialistas no assunto no Brasil. Fez diversos cursos no Japão, entre eles o Sake Professional Course, ministrado por John Gauntner, o principal especialista estrangeiro em saquê. Para conhecer o processo de produção em detalhes, trabalhou em diversas fábricas de saquê no Japão. A convite da Jetro (Japan External Trade Organization), órgão do governo japonês para desenvolvimento do comércio entre os países, conheceu mais fabricantes em diversas províncias. Ministrou treinamentos, cursos e palestras sobre o tema em instituições como Fundação Japão, ABB (Associação Brasileira de Bartenders) e evento “Japão à Brasileira”, organizado pela Prefeitura de São Paulo. Elabora cardápios de saquê e ministra treinamentos para restaurantes e empórios. Além disso, é um dos diretores da TRADBRAS, empresa focada na importação e exportação de produtos da cultura oriental. Para mais informações, acesse: www.tradbras.com.br.

Sobre a TRADBRAS
Com foco em produtos japoneses, a TRADBRAS representa com exclusividade no Brasil marcas consagradas, como Sakês Hakushika e Cervejas Sapporo, além de muitos produtos diferenciados. É uma importadora que integra a tradição e a modernidade embarcada no Japão. Com 50 anos de história, a TRADBRAS é considerada a companhia mais tradicional em seu ramo de atividade.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários