Com atores conhecidos, série lusa trata de corrupção à brasileira

DO TEXTO:
Marcos Pasquim em cena de 'País Irmão'
GIULIANA MIRANDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LISBOA

Com um grande escândalo de corrupção prestes ser revelado, a ministra da Cultura de Portugal resolve distrair a população patrocinando a criação de uma telenovela grandiosa. O Brasil, que tem experiência de sobra tanto em falcatruas como nos folhetins, é escolhido como parceiro ideal nesta empreitada.

É esse o ponto de partida da série "País Irmão", exibida agora pela RTP (televisão pública de Portugal), que recorre ao humor ácido e aos clichês das telenovelas para contar uma história política.

Gravada nos dois países, a produção traz rostos conhecidos dos brasileiros, como os atores Marcos Pasquim, Pedro Cardoso e Natália Lage.
A trama narra bastidores dessa fictícia operação abafa, mas com expedientes usados na corrupção real: preços superfaturados, produtora fictícia, edital fraudado, e muitos conflitos de interesses.

Em 18 episódios, explora a trama dos personagens conforme avança na montagem da novela luso-brasileira, escrita por pai e filho que têm uma relação complicada.A escolha por uma telenovela como mote não foi à toa.

"Portugal é provavelmente o único país da Europa que passa três horas de novela no horário nobre", conta o escritor Hugo Gonçalves, que assina a trama juntamente com Tiago Santos e João Tordo.

"A telenovela é a forma como o Brasil mais chega aos portugueses", conta o roteirista, que morou por quatro anos no Rio e adquiriu repertório para muitas das piadas e tiradas presentes na trama.

Em um dos episódios ambientados no Rio, a produtora Branca, vivida por Natália Lage, fica cansada de ver um colega português ser sucessivamente enrolado pelos cariocas. De maneira didática, a personagem explica para ele o funcionamento da brasileiríssima "Lei de Gérson" (de se levar vantagem em tudo).

Os autores também brincam com a dificuldade que muitos brasileiros têm em entender o sotaque lusitano e as diferenças no português de cada lado do Atlântico.

A sátira política também se mistura à religiosa em "País Irmão". É que para dar vida à novela de época "Corte Tropical", que conta história da fuga da família real portuguesa para o Brasil, os políticos corruptos se unem a uma ambiciosa igreja evangélica.

Em troca de apoio e dinheiro para o projeto, o grupo pede que o governo ceda a concessão de um canal de TV, um prédio em área nobre da cidade e o direito de escalar uma fiel da igreja como personagem central da história.
O núcleo da Ifubeg (Igreja da Felicidade Universal e Bem Estar Geral) é recheado de tiradas ácidas.

Em determinado momento, os políticos se queixam de como é difícil enrolar o alto funcionário da igreja vivido por Marcos Pasquim. "Quando se trata de aldrabice [trapaças], a religião leva milhões de anos de avanço", diz o mafioso, resignado.

40 ANOS DE SUCESSO

Embora hoje não tenham o mesmo alcance do passado, as novelas brasileiras ainda fazem muito sucesso em Portugal. "Gabriela, Cravo e Canela", exibida em 1977, inaugurou a obsessão local com as tramas brasileiras.
Segundo a Globo Portugal, mais de 200 folhetins da emissora já foram exibidos. Muitos em horário nobre.

O sucesso incentivou o país de Camões a criar as próprias tramas, que hoje já exportam atores para o Brasil. "A telenovela é, e com muito mérito, a única indústria audiovisual que Portugal tem. Mas há pouco espaço e pouco dinheiro para apostar em coisas diferentes. E mesmo quando se aposta, é um combate duro. Porque chegam a estar 3 milhões de pessoas a ver novelas no horário nobre", diz Hugo Gonçalvez.
A produção pode ser assistida gratuitamente no site da RTP (www.rtp.pt)

In:http://www1.folha.uol.com.br
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