FADO AO CENTRO - Agenda e Notícias

DO TEXTO:

Digressão na Holanda entre 23 e 25 de Fevereiro:


De Coimbra com Amor

"Quem chega e pousa o olhar sobre a colina sagrada, atravessando as águas do Mondego, vencida a ponte de Santa Clara, encontra uma cidade intemporal, tão antiga como a língua portuguesa a que deu forma e espalhou pelas sete partidas do mundo. A língua que é, ainda, um dos nossos mais valiosos patrimónios. A língua em que Camões escreveu “Os Lusíadas”. Coimbra e a sua música são a capital do amor em Portugal. O Fado Ao Centro nasceu para ser garante e âncora desta tradição com raízes fundas e sólidas, dando-lhe a forma presente e anunciando um futuro a haver. No espetáculo que os seus músicos propõem, está toda esta tradição, mas está também o presente e o futuro da alma coimbrã, única e sem tempo. Em palco, o espírito a que os músicos se entregam é o da verdadeira, da genuína serenata de Coimbra. Onde querem encontrar-se com todos quantos vierem ouvi-los."

O Fado ao Centro - Casa de Fado

Com um rigoroso processo de seleção, no Fado ao Centro atuam apenas os melhores músicos da cidade de Coimbra, estudantes e antigos estudantes. Todos os dias do ano, sem exceção, espetáculo de Fado de Coimbra ao vivo às 18h00.

Em 2013 o jornal Inglês "THE GUARDIAN" distingue Fado ao Centro como um dos 15 locais de “Visita Obrigatória” em Portugal.

O Fado ao Centro é um local de passagem obrigatória de músicos e personalidades de todo o mundo que visitam Coimbra! Na senda do imparável trabalho cultural que tem estado a ser promovido pelo Fado ao Centro, encontram-se diversas edições exclusivas de Livros, CD´s e DVD´s, relacionadas com o Fado de Coimbra.

É igualmente possível, visitar por marcação a “Oficina de Construção de Instrumentos” do Fado ao Centro, onde trabalha em permanência o conceituado e estudioso Luthier “Eduardo Loio”, que lecciona cursos de construção de instrumentos (Guitarra Portuguesa, Viola, Cavaquinho, Bandolim) e está a preparar com especial empenho o “Curso de construção da Viola Toeira”.

Para quem quiser assistir aos espectáculos aconselha-se sempre a reserva antecipada,  e poderá apenas visitar o local:

A partir das 10h da manhã há sempre músicos no local, onde se pode trocar impressões, experiências, fazer perguntas sobre o Fado de Coimbra, sobre a Guitarra Portuguesa... e, quem sabe, ouvir um Fado de Coimbra ao vivo num ensaio que esteja a decorrer!

O Fado de Coimbra assumiu-se como estilo único na música tradicional portuguesa.

No Fado ao Centro, em apresentações diárias e intimistas, espetáculos feitos por músicos talentosos, também eles nascidos na tradição da academia, propõem a todos esta experiência rara.

Em palco, o amor genuíno por uma música, uma cidade e uma tradição assente em raízes centenárias, toca almas e corações de todos os que entram e se deixam encantar pela sonoridade única das vozes e das guitarras.

Durante a tarde, para um encontro breve, uma conversa ou para assistir a um ensaio ao vivo, prepare-se para um espetáculo que encerra a história e o mistério da música que revela a alma de Coimbra.

Na Rua do Quebra Costas, centro histórico que é o coração da cidade, ao visitar a Casa Fado ao Centro descobre-se a magia do Fado de Coimbra.

"Penélope" - João Farinha & Fado ao Centro

FADO AO CENTRO
Spotify
Facebook
Youtube

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários