Como aconteceu essa explosão de paixão pelo Scandinavian crime em nível internacional?

DO TEXTO:

A autora brasileira, naturalizada norueguesa, Zia Stuhaug comenta sobre a explosão no tema de Scandinavian-Crime no mundo

Um gênero bem estabelecido no resto da Europa, particularmente na Alemanha e na França, o Scandinavian Crime — ficção criminal escandinava — tem despertado leitores até mesmo no Reino Unido, considerado desde sempre como detendo a melhor literatura do gênero no mundo e, inclusive, a mais popular. Um país que sempre dominou as vendas mundiais do setor, e com espaço para cerca de 3% de publicação de livros em idioma estrangeiro, incluindo infantis e didáticos, os ingleses abrem espaço para o Scandi Crime, traduzindo escritores suecos, noruegueses e dinamarqueses na lista dos mais vendidos. Isso gerou frases como: “Os escandinavos estão chegando”!

A dupla de suecos Maj Sjöwall e Per Wahloö iniciou a ficção criminal moderna escandinava com a série Martin Beck, nos anos 60 e 70 , mas foi Mankell, com a série Wallander, e o escritor dinamarquês Peter Høeg, com Frøken Smillas fornemmelse for sne (ou em inglês, Miss Smilla's Feeling for Snow), que se tornou o primeiro best-seller internacional de fato. O detetive de Henning Mankell, Wallander, transformou-se em uma série de televisão para a BBC, estrelada por Kenneth Branagh, e Miss Smilla's foi adaptado para o cinema britânico-americano, sendo celebrado no 47º Festival Internacional de Cinema de Berlim e seu diretor Bille August, nomeado para o Urso de Ouro. 

A trilogia do suecoStieg Larsson, Millennium, está no topo das listas de best-sellers de ficção criminal do Reino Unido; Boneco de Neve, do norueguês Jo Nesbø estreia no cinema no fim de novembro deste ano. Åsa Larsson, Arnaldur Indridason, Håkan Nesser, Karin Fossum e Yrsa Sigurdardóttir, todos recentemente publicados em inglês para aclamação crítica e popular. O Scandi crime tem provado que ultrapassou suas fronteiras e foi recebido num mundo dominado por elites literárias que pouco deixavam espaco para outros mostrarem que poderiam competir também. E conquistar outros povoados já vem de longa data para os nórdicos, a saber seus ancentrais Vikings. Os apaixonados pela ficção policial fora da fronteira escandinava agradecem.

Quer saber mais sobre o tema ou conversar com a autora sobre a obra Anjo Russo, lançada no Brasil ainda este trimestre? Entre em contato pelo e-mail comunicacao@lcagencia.com.br ou pelo telefone (11) 2275-6787. 

Zia Stuhaug nos traz um inquietante thriller repleto de referências à Escandinávia e a um mundo que nós, brasileiros, desconhecemos completamente. Neve, aurora boreal, um manuscrito medieval islandês, mistérios e segredos se entremeiam e transformam a vida da jovem médica brasileira Elisa, casada com um rico norueguês do ramo do salmão. Na prosa ágil e elegante de Zia, um mundo novo e cheio de mistérios se abre aos nossos olhos. Uma voz aqui do Brasil que vai até bem longe e nos apresenta esta história cheia de aventura, coragem e amor. Uma narrativa sobre pertencimento, repleta de uma saudade implícita, mas também de amoroso encanto pela Noruega, seus costumes e sua gente.

Ficha Técnica
Autora: Zia Stuhaug
Título: Anjo Russo
ISBN: 9788565558310
Editora: Mais Que Palavras
Páginas: 248 
Preço: R$ 32,00


SOBRE A AUTORA: Zia Stuhaug é compositora, poetisa e escritora infantojuvenil bilíngue português/norueguês, com quatro livros infantis publicados no Brasil, Noruega e Inglaterra. Nasceu em Engenheiro Beltrão (Paraná) e, atualmente, vive com a família na Noruega. Graduou-se em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, com especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná. Teve várias participações em Antologias poéticas publicadas na Suíça, França e Itália. É proponente do Projeto de incentivo à leitura, Escola com Histórias, membro da A ALALS - Académie de Lettres et Arts Luso - Suisse, com sede em Genebra, na Suiça, e correspondente internacional da Unijore (União dos jornalistas e escritores de Maringá). Anjo Russo é seu romance de estreia.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários