Abertas as inscrições para o maior evento de vinhos portugueses no Brasil

DO TEXTO:


É a quinta edição de Vinhos de Portugal no Rio e a segunda em São Paulo. Os eventos são organizados pelos jornais PÚBLICO, O Globo e Valor Económico em parceria com a ViniPortugal. Os produtores têm até ao dia 31 de Janeiro para fazerem as inscrições.

Junho será pelo segundo ano consecutivo o mês dos vinhos portugueses no Brasil. Vinhos de Portugal, que já é um evento obrigatório na agenda do Rio de Janeiro, vai realizar-se entre os dias 1 e 3 de Junho, na cidade maravilhosa, e no fim-de-semana seguinte, de 8 a 10 de Junho, terá a segunda edição em São Paulo a coincidir com a celebração do Dia de Portugal.

Ao longo dos últimos quatro anos os eventos levaram 28 mil consumidores e leitores ao Rio e a São Paulo. “A 5.ª edição no Rio e a segunda em São Paulo acontecem num contexto económico claramente diferente”, afirma Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, parceira do evento desde o início, em 2014. “Com um crescimento das exportações no mercado acima de 50% e com uma quota que passou de 10,7% para 12,6% em um ano, é claramente com ‘os olhos postos’ na Argentina que Portugal deve marcar presença nos dois eventos de 2018, porque acreditamos que nos podemos tornar o segundo país fornecedor de vinhos do mercado no Brasil.” Em 2017, 72 produtores participaram na edição carioca e 66 na edição em São Paulo.

“Estamos convictos que a chave do nosso sucesso está nos consumidores do Rio e de São Paulo, e assim reforçamos o nosso investimento contando com a maior participação de sempre, quer dos produtores e importadores, quer do público carioca e paulista”, conclui o presidente da ViniPortugal. 

Vinhos de Portugal no Rio volta a decorrer no CasaShopping, na Barra da Tijuca, mas desta vez num novo sítio dentro do espaço comercial. Em São Paulo, o Shopping JK Iguatemi deve ser o local escolhido. Cada evento tem a duração de três dias, nove sessões de duas horas de mercado para consumidores e uma específica para profissionais, quase 20 provas com críticos portugueses e brasileiros, provas especiais com o único Master of Wine de Língua Portuguesa, Dirceu Vianna Júnior, que vive em Londres, e cerca de 50 sessões de Tomar um Copo, bate-papos informais com críticos sobre regiões vitivinícolas específicas. Entre os críticos e jornalistas já confirmados estão Manuel Carvalho, Alexandra Prado Coelho, Rui Falcão, Luís Lopes e Jorge Lucki.

Os organizadores - os jornais PÚBLICO, O Globo e Valor Económico (em São Paulo) - querem expandir ainda mais a venda de vinhos na área de convivência dos eventos nas duas cidades, aberta para todos os produtores que tenham importadores no Brasil, e ampliar o espaço de gastronomia. Como nos anos anteriores, será publicado o suplemento especial sobre vinhos portugueses co-editado pelo jornalista do PÚBLICO Manuel Carvalho. A tiragem é de 200 mil exemplares.

O objectivo este ano é aumentar o público e consolidar de vez o posicionamento na maior cidade e capital financeira do Brasil deste que já que é o maior evento de vinhos portugueses no estrangeiro. Até agora, além da parceria com a ViniPortugal, a iniciativa tem o apoio da Comissão Regional do Alentejo e do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e da Comissão do Dão, o que garante provas com destaque para os vinhos produzidos nas três regiões. Os eventos contam com a consultoria e apoio logístico da empresa Adegga, cujo fundador, André Ribeirinho, é o colaborador português do guia de vinhos mais vendido no mundo, o Hugh Johnson´s Pocket Wine Book.

As inscrições aos produtores começam nesta terça-feira através da ViniPortugal, parceira dos jornais, e vão até ao dia 31 de Janeiro. Mais informações sobre as inscrições aos produtores podem ser obtidas junto de Mariana Feijó ou pelo telefone 213 569 898 e sobre o evento com Inês Pinto. A venda de bilhetes ao público em geral deve começar um mês e meio antes dos eventos. Quem quiser saber mais pode seguir a página do Facebook Vinhos de Portugal:
https://www.facebook.com/vinhosdeportugal/
 
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários