Escolas de Piracicaba recebem biografia de Mauricio de Sousa

DO TEXTO:

Exemplares serão distribuídos para 210 instituições da rede municipal para beneficiar mais de 34 mil alunos

Aconteceu, nesta segunda-feira (4), às 15h, no gabinete do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, a entrega dos exemplares do livro ‘Mauricio, a história que não está no gibi’ que serão distribuídos para 210 escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba. Será um livro para a biblioteca de cada escola. Serão beneficiados 34.658 alunos.

A aquisição dos livros foi realizada pelo Instituto Arcor e a Hyundai Motor Brasil, parceiros da 1ª Feira do Livro de Humor e Quadrinhos, onde o artista foi patrono.

O livro é uma biografia do cartunista. Os exemplares serão distribuídos para as escolas por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), articuladora da ação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, “Mauricio de Sousa é um exemplo de crescimento profissional que se dedicou às histórias que contribuem com a formação de alunos”.

Com mais de 50 anos de existência, a Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, é considerada de grande importância para a educação infantil.

Para a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, que organiza o Salão de Humor e também é educadora, compartilhar da história do ícone brasileiro em quadrinhos, Mauricio de Sousa, é possibilitar um mundo de aprendizagem.

O cartunista fez do seu trabalho, parte da vida de muitas crianças, que aprenderam a ler com os gibis da Turma da Mônica. “Para apoiar os educadores do município, há anos, abrimos a programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, oferecendo palestras e workshops sobre o envolvimento de quadrinhos e humor gráfico, como ferramenta dentro das salas de aulas, e para isso, contamos com o apoio da Secretaria de Educação”, comenta Camolese.

Os professores da cidade participaram de palestra, dentro da programação do Salão de Humor, sobre a utilização da linguagem dos quadrinhos e humor gráfico na sala de aula. A palestra foi realizada pela professora Sonia Bibe Luyten e o cartunista JAL (José Alberto Lovetro) autores do livro "Efeito HQ", que pode ser baixado gratuitamente pela internet através do site "www.efeitohq.com".

Escolas do SESI-SP trabalharam o tema "Mauricio de Sousa" em 2017

As mais de 160 escolas do SESI-SP homenagearam Mauricio de Sousa durante o ano de 2017, por sua importância no estímulo à leitura e alfabetização de crianças no Brasil.

Mauricio esteve no evento da V Mostra Literária Cultural, no dia 27 de novembro, para a premiação dos trabalhos de alunos de todo Estado de São Paulo.

A Mostra Literária Cultural das escolas do SESI é um evento pedagógico cultural realizado a partir das atividades de leitura, pesquisa e produção artística, literária e cultural desenvolvidas pela rede escolar SESI-SP. As escolas do SESI-SP abrangem cerca de 80 mil alunos.

*Legenda - Elaine Brancalion (supervisora de ensino da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba), Erasmo Spadotto (diretor do Salão Internacional de Humor), Barjas Negri (prefeito de Piracicaba), João Antonio Gambaro (professor coordenador do Núcleo Pedagógico) Elaine Albadejo (coordenadora de Ensino Complementar), Rosângela Camolese (secretária da Ação Cultural e Turismo) e José Alberto Lovetro (presidente da Associação dos Cartunistas).
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários