Cansado de escutar a piada do pavê? Conheça outras sobremesas que conquistam nas festas de final de ano


Por meio de boas receitas e companhia de pessoas amadas, essa época é marcada por doces que guardam recordações

São Paulo, dezembro de 2017 – Para marcar as conquistas, relembrar os momentos bons e celebrar o que ainda está por vir, as festas promovem reflexões e encontros entre pessoas queridas, combinando o bom papo com refeições caprichadas. As receitas, das mais diversas, ativam memórias que são saboreadas principalmente nesta época do ano.

Nas comemorações tradicionais brasileiras, há uma forte tendência às receitas doces. O antropólogo Raul Lody explica que essa inclinação ao sabor adocicado remete ao caráter afetivo do ingrediente. “O desejo de ‘que seja doce’ reforça as expectativas de que a vida e as relações sociais sejam assim também”.

O Natal é uma das festas mais apreciadas no Brasil. Raul conta que “acredita-se que seja uma influência dos povos europeus que migraram vigorosamente para cá”. No entanto, o menu das festas dos dois continentes se distingue por conta das diferenças climáticas e sazonalidade, mas também se misturam pelas incorporações da culinária local, transformando o cardápio em uma ótima oportunidade para experimentar e mesclar diferentes ingredientes.

Assim, a dica é apostar nas sobremesas. Raul Lody selecionou suas preferidas para adoçar as festas de fim de ano de mais várias outras pessoas.

Confira abaixo e aproveite!


Brigadeiro de castanha portuguesa

Ingredientes:

- 750g de castanha portuguesa;
- 2 colheres de sopa de cacau meio amargo em pó;
- 1 cálice de rum;
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- 1 limão siciliano;
- 100g de manteiga;
- 150g de açúcar refinado;
- 2 folhas de louro;
- 1 colher de sopa de azeite;
- Sal a gosto.

Modo de fazer:

Ao escolher as castanhas, dê preferência às que estiverem com as cascas fofas. Lave-as e faça um corte longitudinal sobre cada uma (em duas metades). Em seguida, coloque-as para cozinhar em água levemente salgada, com azeite (para facilitar na hora de descascar) e o louro por cerca de 40 minutos.

Quando estiverem cozidas, descasque-as e, então, passe-as numa peneira para fazer um purê. Num recipiente que possa ser levada para banho-maria, junte o açúcar, a baunilha, e raspas da casca do limão ao purê de castanhas e misture tudo.

Agora, ponha o recipiente em banho-maria e dilua o purê, já com os demais ingredientes, e adicione o rum e a manteiga, mexendo suavemente. Quando tudo estiver bem homogêneo, deixe esfriar e, depois de frio, coloque pequenas porções entre as palmas das mãos e as enrole como pequenas bolinhas.

À medida que estejam prontas, coloque-as numa folha de papel manteiga com cacau em pó espalhado e passe as bolinhas. Por fim, coloque-as em forminhas de papel para servir.


Gelado de banana (serve 8 pessoas)

Ingredientes

- 4 bananas prata maduras;
- 300g de açúcar refinado;
- 300g de creme de leite fresco;
- 3 claras de ovos;
- 1 limão siciliano;
- Canela em pó a gosto.

Modo de fazer:

Derreta no fogo metade do açúcar em meio copo de água para obter uma calda e deixe esfriar.  Em seguida, passe no liquidificador a calda com as bananas descascadas e cortadas, e o suco do limão.

À parte, com uma batedeira, bata as claras em neve e depois acrescente o resto do açúcar, batendo até dissolver. Coloque este creme num recipiente que vá para banho-maria e leve ao fogo até que ele fique denso e fofo. Quando chegar neste ponto, é hora de retirar do fogo, misturar com a banana batida e deixar esfriar.

Após isso, junte suavemente o creme leite fresco, que deve ser previamente batido em ponto de chantilly, e misture-o com o creme feito com as claras e as bananas usando uma colher para fazer movimentos de baixo para cima. Depois, despeje tudo sobre um refratário e leve para o freezer por 4 horas, lembrando de polvilhar a canela por cima antes de servir.


Macedônia de frutas (serve 4 pessoas)

Ingredientes:

- 500g de frutas frescas;
- 2 ovos;
- 100g de açúcar refinado;
- 1 limão siciliano;
- 200g de creme de leite fresco;
- 1 cálice de rum.

Modo de fazer:

Primeiro, descasque e corte as frutas em cubos e coloque-as em uma tigela, despejando, em seguida, o rum e polvilhando duas colheres de açúcar; mexa suavemente e as deixe amolecendo.

À parte, bata as gemas com o resto do açúcar até formar um creme e acrescente o suco do limão com algumas raspas da casca. Depois, leve este creme para o banho-maria, mantendo a chama média e mexendo sempre, até que cresça e fique encorpado e brilhante.

Após esfriar, incorpore as claras batidas em neve e o creme de leite batido na consistência de chantilly. Por último, coloque as frutas em 4 taças (que devem ser previamente congeladas) e despeje nelas o creme. O ideal é conservar na geladeira até a hora de servir.


Brownies de nozes e chocolate

Ingredientes:

- 100g de manteiga;
- 150g de cacau amargo em pó;
- 400g de açúcar refinado;
- 2 ovos;
- 400g de farinha de trigo;
- 200g de nozes sem casca;
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- Sal a gosto.

Modo de fazer:

Num recipiente que possa ir para banho-maria, misture a manteiga com o cacau e leve ao fogo até que a mistura esteja homogênea. Depois de retirar o recipiente do banho-maria, acrescente o açúcar e continue mexendo com uma colher até que a mistura esteja lisa e homogênea. Nesse momento, acrescente as duas gemas e uma colher de chá de essência de baunilha. Quando finalizar, passe tudo para uma tigela.

Em seguida, acrescente as claras batidas em neve, a farinha de trigo previamente peneirada, e uma pitada de sal. Misture tudo suavemente com uma espátula fazendo movimentos do fundo da tigela para cima.  No final, acrescente as nozes, que foram trituradas num processador de alimentos ou liquidificador.

Agora, despeje a massa numa forma retangular (22x28cm, aproximadamente), que deve estar bem untada com manteiga e farinha de trigo. Leve para assar no forno pré-aquecido à 160º, por aproximadamente 40 minutos – é importante não abrir a porta do forno após isso.

Depois de assado, tire do forno, deixe esfriar, corte do tamanho de sua preferência e delicie-se!

Sobre a Campanha Doce Equilíbrio:

A Campanha Doce Equilíbrio, é uma iniciativa do setor sucroenergético e tem como objetivo promover a informação sobre o equilíbrio na alimentação e estilo de vida. Equalizando o debate sobre o açúcar como componente que pode e deve fazer parte de uma vida saudável, a campanha visa o bem-estar da sociedade. 
Nas plataformas de blog (http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/), Facebook (www.facebook.com/campanhadoceequilibrio) e Instagram (http://instagram.com/campanhadoceequilibrio), o público pode acompanhar e participar interativamente dos conteúdos relacionados ao universo do açúcar. O projeto, promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), conta ainda com o apoio da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (SIFAEG), e do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (SINDALCOOL).
Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário