ROBERTO CARLOS: um artista sem prazo de validade

Fotos: Armindo Guimarães

Por: Carlos Marley

Estamos vivendo a época dos descartáveis. A vida útil das coisas está cada vez menor. O que antes era útil, em pouco tempo deixa de ser. O que era importante passa a não ser mais. O que era bonito perde o encanto. O que era bom já não tem mais o mesmo sabor. O que era interessante é deixado de lado. O que era tão desejado um dia passa a não mais sê-lo. Estão cada vez mais nos impondo coisas novas, querendo nos induzir a substituir o que temos e que ainda atende as nossas necessidades de forma satisfatória.

Trazendo os exemplos acima para o campo musical, temos visto ao longo do tempo o surgimento de muitos cantores e cantoras, que chegam ao sucesso de forma repentina, pelos mais variados motivos. Muitos deles se deixam ser sugado pela mídia e uma grande parte aos poucos vai sendo esquecido, pois não conseguem manter o sucesso.  Outros conseguem resistir por mais alguns anos. O grupo dos que conseguem manter-se fazendo sucesso por mais de uma década já fica bastante reduzido. Raros são os que chegam com o mesmo brilho a trinta anos de carreira. O tempo se encarrega de aos poucos ir minando a vida artística daqueles mais longevos: A voz vai perdendo a potencia, a mídia passa a priorizar artistas mais jovens, com isso a visualização diminui, tornando mais difícil a renovação de admiradores. Outros fatores também contribuem para que o sucesso de um dia passe a ser apenas um registro no tempo.

Fazer parte de um seleto grupo de cantores e cantoras que conseguem chegar aos cinquentas anos de carreira, tendo uma boa desenvoltura, com o sucesso ainda muito próximo e continuar tendo a devida atenção e respeito da mídia é para pouquíssimos. Alguns ainda conseguem atender um dos pontos citados, mas com raríssimas exceções.

Chegar aos quase oitenta anos de idade e quase sessenta anos de carreira ainda fazendo shows para grandes multidões, tendo os ingressos esgotados com bastante antecedência e em muitos eventos, devido ao grande apelo do público, sendo necessária a realização de shows extra.  Mesmo tendo reduzido o seu processo criativo, quando se propõe a lançar algo novo o resultado é sempre de boa qualidade. Apesar de poucas aparições públicas nos meios de comunicação continuar sendo uma celebridade midiática, tanto no cenário nacional como também internacional. Conseguir os números superlativos alcançados ao longo da carreira, dificilmente outro cantor brasileiro conseguirá.  Esse cara é Roberto Carlos.

Os comentários acima são para dizer que muitos cantores atualmente, conseguem sucesso, vendem muitos discos, DVDs e músicas em diversas plataformas musicais, têm uma grande visibilidade, mas ser um Roberto Carlos no cenário musical nacional e internacional, tendo suas canções como referência de momentos inesquecíveis de sua vida. Suas composições frequentando todos os ambientes e sendo gravadas por grandes astros e cantadas por pessoas de todas as faixas etárias. Ser um artista, cuja obra possui fator hereditário, que transfere o seu gosto musical de pais para filhos. Atravessar gerações, mudanças tecnológicas, novos estilos e ritmos musicais, a concorrência de jovens cantores utilizando seus dotes físicos para atrair admiradores. Tudo isso, em nada mudou a marca Roberto Carlos, um cantor admirado, respeitado e que permanece sendo o nosso maior representante musical brasileiro. Portanto, aqueles que viram o nariz para a obra e a pessoa do cantor Roberto Carlos, continuarão convivendo com suas músicas por toda a sua vida. As futuras gerações ainda serão embaladas por suas canções, pois o seu legado musical foi, é e será sempre inesquecível.

Roberto Carlos - Detalhes
Compartilhar Google Plus
    Comentários

31 comentários :

  1. Carlos Marley, não é apenas um fã de Roberto Carlos. Há muito que o conheço como um estudioso da obra do Rei e este artigo é mais um a juntar a outros que sobre Roberto Carlos tão bem escreveu. Parabéns, amigo Marley! Manda mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Armindo,

      Obrigado por suas palavras na apresentação e pelo espaço concedido.

      Eliminar
  2. Alguns dizem não gostar das canções de Roberto Carlos.
    So que, de quem eles gostam, não tem o privilégio de gostar por muito tempo.
    O Rei, Roberto é inquestionável!

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso texto sobre esse cara que para mim é um mito vivo..E será eternamente em minha vida!O cara que superou várias turbulências no decorrer da vida e continua firme e forte,cantando e encantando multidões e me encantando sempre com suas canções apaixonantes e não só a mim como a gerações e gerações..Obrigada Rei Roberto Carlos por me fazer Feliz..Obrigada Menino Armindo pelo Privilégio de lê esse texto lindo e poder me expressar.....bjoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Edna,

      Que bom que gostou!

      Eliminar
  4. Parabéns pelas sábias palavras! O reinado do Roberto está no coração de seus fãs e o que nasce lá permanece. Estive agora mesmo, vendo um pouco do seu show que foi postado no instagram, onde se vê um público em pleno êxtase ao ouví-lo cantar. Ele é o cara! E igual a ele não haverá nesse mundo. Maristela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Maristela,

      Obrigado pelo seu comentário. Complementando o que disse, digo que o coração não mente

      Eliminar
  5. Parabéns amigo Carlos Marley, uma excelente matéria, demonstras ser um Robertodependente que tem um vasto conhecimento sobre a vida do nosso rei.
    O título é bem interessante e concordo plenamente, com certeza ROBERTO CARLOS: um artista sem prazo de validade!
    Mais uma vez parabéns!
    Abraço Robertocarlístico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Alba,

      Agradeço e fico lisonjeado por me considerar seu amigo.

      Eliminar
  6. Demais !
    Não tem nem o que dizer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Glilda,

      RC merece muito mais.

      Eliminar
  7. Com certeza,um fenômeno musical mundial,um ser humano que gosta do que faz,muito detalhista com profundidade no seu trabalho, é por isso que abrange todo público de qualquer idade e de qualquer classe social.Desejo que Jesus continue jorrando saúde do corpo e da mente,amém

    ResponderEliminar
  8. SEM DUVIDA ROBERTO CARLOS NASCEU PRA SER IMORTAL

    ResponderEliminar
  9. ROBERTO CARLOS SEM PALAVRAS ASS:EDSON CARLOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Adson,

      Ele é o cara.

      Eliminar
  10. Grande Marley. Desde a comemoração do Dia Nacional do Rei de 2006 não lhe vejo, caro. É muito tempo, macho! rsr

    Abraço.
    Derbson Frota
    Tianguá CE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bicho, estávamos sentindo a falta do Nobre, mora! :)

      Eliminar
    2. Nobre colega Armindo,

      Você é um amigão.

      Eliminar
    3. Nobre colega Derbson,

      Bicho, já faz esse tempo mesmo? Pegando carona no título do texto digo: A amizade também não tem prazo de validade.

      Eliminar
  11. Cecília Areias13/11/2017, 10:22:00

    Roberto é incontestavelmente eterno, orgulho de todos nós brasileiros, pela sua simplicidade, genuinidade, humanidade e caráter. Orgulho de amar alguém como Roberto Carlos.

    ResponderEliminar
  12. Lourdes Amoras13/11/2017, 10:25:00

    Tudo passará menos Roberto Carlos.

    ResponderEliminar
  13. Zélia Araujo Moreno13/11/2017, 10:26:00

    E suas músicas serão para sempre.

    ResponderEliminar
  14. Maria Do Socorro13/11/2017, 10:27:00

    É um ícone que a cada momento se refaz entre tantos detalhes.

    ResponderEliminar
  15. Roberto Carlos é único, nasceu para brilhar, é eterno, maravilhoso....

    ResponderEliminar
  16. Incomparável.

    ResponderEliminar
  17. Sidinéia Cintra13/11/2017, 19:36:00

    Único, inimitável, eterno em nossos corações.

    ResponderEliminar
  18. Elenilda Almeida Viquetti13/11/2017, 19:40:00

    É verdade, igual a vinho quanto mas velho melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Elenilda,

      Ainda vamos saborear muito desse vinho.

      Quero aqui fazer um agradecimento coletivo a todas as manifestações e que realmente o grande homenageado é o nosso ídolo Roberto Carlos

      Eliminar
  19. Dirce Da Conceição Diogo Fiorito13/11/2017, 19:43:00

    Roberto Carlos é um ser humano muito especial eu o amo muito como cantor e como esse lindo ser humano.

    ResponderEliminar