LX CONNECT: uma aplicação dedicada aos serviços de carácter social, cultural, educativo e desportivo existentes em Lisboa

DO TEXTO:

O Centro Social da Musgueira (CSM) e o Banco Social de Comunicação (BSC) em parceria desenvolveram dentro do âmbito do programa municipal BIP/ZIP, uma plataforma digital que visa reforçar a operacionalidade, a notoriedade e o impacto dos projetos desenvolvidos pelas instituições sociais que operam na cidade de Lisboa.

Em formato mobile e web, com parceria da Carbon do grupo tecnológico português BOLD International, foi desenhada a melhor arquitetura e estrutura para a aplicação LxConnect que visa promover e facilitar o acesso à informação sobre as instituições e serviços que rodeiam os cidadãos, numa óptica de reciprocidade e cooperação entre pessoas e instituições.

O projeto que, inicialmente incidiu na freguesia do Lumiar, estendeu-se rapidamente às freguesias limítrofes, tais como a Ameixoeira, Carnide e Benfica, bem como a outras zonas da cidade. Atualmente, estão presentes 130 instituições, prevendo-se um trabalho de permanente actualização até cobrir a cidade toda.

Através desta ferramenta, é possível descobrir e reavivar laços de vizinhança, participar em ações de voluntariado e eventos, conhecer os apoios, as acções de formação e as atividades de ocupação de tempos livres disponíveis, ou ficar a par do trabalho comunitário que é desenvolvido.

LxConnect é um exemplo do que se consegue quando a intervenção social anda de mãos dadas com a tecnologia, na optimização e facilitação do acesso à informação sobre as instituições e serviços que rodeiam os cidadãos.

Foi concebida com um design simples e uma interface intuitiva, a pensar no conforto dos utilizadores, sejam eles os cidadãos ou as instituições. A nova aplicação está disponível para os sistemas operativos iOS e Android e pode ser descarregada nas respectivas lojas de aplicações.

Como funciona?

É muito fácil de utilizar. São 4 botões que integram toda a informação sobre as instituições sociais em Lisboa: quem são, que serviços prestam, de que necessitam e que eventos comunitários desenvolvem.
Se quer ajudar, carregue no botão azul - dar - e fica a saber quais são as instituições que necessitam de bens materiais, como fazer donativos materiais ou doar o seu tempo.

Para saber quais são os serviços que as instituições têm para oferecer, carregue no botão cor de laranja - receber - e descubra um pouco mais sobre a sua missão, que serviços prestam e em que projectos estão envolvidas. Aqui também tem acesso aos contactos destas instituições e pode visualizar no mapa a sua localização.

Se pretende conhecer a agenda de eventos na sua comunidade, carregue no botão cor de rosa - agenda - e fique a par dos eventos, formações ou atividades de ocupação de tempos livres, para todas as idades e gostos, que se realizam no seu bairro.

Por fim, se carregar no botão verde, fica a conhecer as associações que actuam na sua vizinhança, ou seja, as que estão mais perto de si.

Crie elos mais fortes com a sua comunidade ao fazer o download da aplicação:



Apresentação da App LXConnect


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários