DO TEXTO:
A Feira do Alvarinho, em Monção, é visitada por 70 a 80 mil pessoas durante os 3 dias dedicados ao evento, realizado normalmente no primeiro fim de semana de julho.



Por: Armindo Guimarães
https://www.portalsplishsplash.com/p/armindo-guimaraes.html

O Alvarinho é uma casta de vinho branco originária do norte de Portugal, designadamente em Monção e Melgaço.  É a mais nobre das castas brancas portuguesas e produz um vinho de elevadíssima qualidade, com um paladar leve e fresco, cor citrina e aroma delicado.

A Feira do Alvarinho, em Monção, é visitada por 70 a 80 mil pessoas durante os 3 dias dedicados ao evento, realizado normalmente no primeiro fim de semana de julho.

O certame reúne sempre mais de uma centena de expositores divididos por uma área coberta e outra descoberta. No espaço coberto, encontram-se os produtores de vinho, tasquinhas, fumeiros e doçaria tradicional. No exterior, expositores de artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas, organização e patrocinadores oficiais.

Para acompanhar o Alvarinho e os petiscos tradicionais, a organização programa anualmente iniciativas ligadas ao sector vinícola e atividades de animação e convívio. Além dos bombos, concertinas, cavaquinhos, folclore e charangas galegas, destaca-se a presença de grupos musicais e animadores conhecidos do grande público.

Estive presente no evento, mas esqueci-me de levar as minhas tréculas e, claro, as castanholas, mas para a próxima…

Deixemo-nos de divagações e vamos ao vídeo que diz mais do que as palavras.

Ah! Quase que me esquecia de dizer que em Melgaço também se realiza anualmente a festa do Alvarinho e do Fumeiro. A esta festa nunca fui, mas dizem que não fica atrás da de Monção. Tenho que ir lá para ver se é verdade e contar como foi.



POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Nossa, é de arrepiar, adorei o vídeo!
    Que maravilha estas castanholas! Simplesmente fantástico! Obrigada meu querido Armindo Guimarães, por este show de emoções!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Menina Alba, é melhor falar baixo pois o Zé da Pipa, além de andar no Facebook à mira de novidades, anda por tudo quanto é sítio a ver o que vai e se a ouvir é menino para aproveitar e escrever, que é o que mais gosta de fazer quando não está a escrever. Obrigado pelo seu comentário. Beijinho.

    ResponderEliminar