Com o evento a Magia do Natal, temporada natalina começa mais cedo em Pernambuco

DO TEXTO:

A Magia do Natal, a maior – e melhor – festa natalina pública do Norte e Nordeste, já começou em Garanhuns, uma cidade serrana, conhecida por suas temperaturas amenas e clima agradável, localizada a cerca de 230 km de distância da capital do estado, Recife. A 5ª edição da festa, que começou em 10 de novembro, segue com programação descentralizada e totalmente gratuita até 31 de dezembro, ou seja, ao todo, serão mais de 50 dias de apresentações culturais. Entre as atrações nacionais, nomes como Leonardo Sullivan, Joana, The Fevers, Adilson Ramos, Quinteto Violado e Roupa Nova Cover.

A expectativa da Prefeitura de Garanhuns, responsável pela realização da festa, é que mais de 600 mil turistas, de diversos lugares do Brasil, passem por Garanhuns ao longo do evento. Uma oportunidade e tanto para impulsionar a economia do município, que se prepara com antecedência para receber com conforto, segurança e toda a infraestrutura necessária os milhares de visitantes. A rede hoteleira, por exemplo, atua prevendo capacidade máxima durante a festa – a média da taxa de ocupação é de 98% –; hotéis, pousadas e hospedarias também investem em decoração diferenciada para colocar os hóspedes no clima da Magia do Natal.



A movimentação econômica dos bares, restaurantes e lojas de artesanato da cidade também se destaca entre os benefícios econômicos do evento. Os estabelecimentos, inclusive, precisam operar em horários especiais para atender a todos. E o melhor, a festa é extremamente segura: nas últimas edições não houve, praticamente, nenhum registro de violência.

“A Magia do Natal é uma festa feita por todos, prefeitura, população, empresários e comerciantes do município. Ao definir o conceito e formatar a 5ª edição do evento, buscamos expressar todos os sentimentos que envolvem o Natal, tornando a festa ainda mais lúdica e religiosa. Também não esquecemos a parte comercial. Nosso objetivo é fortalecer a identidade do evento, encantando, atraindo mais turistas e movimentando a economia da cidade”, diz o prefeito Izaías Régis, revelando que o evento foi criado como uma forma de minimizar os efeitos da crise, mas o êxito superou os objetivos iniciais. “Ao unir economia, cultura e turismo, já em 2016 o evento passou a ser considerado um dos maiores do Norte e Nordeste do Brasil”.



Conhecida como “Cidade das Flores” e “Suíça Pernambucana”, Garanhuns tem um excelente histórico com eventos de sucesso nacional. É do município, por exemplo, importantes festivais como o “Viva Dominguinhos” e o “Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)”, ambos já consolidados junto ao público.

Apesar das apresentações artísticas da Magia do Natal seguirem até 31 de dezembro, a decoração especial da cidade, feita inteiramente por artesãos locais, se estende, ficando em exibição até 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis. Considerada um dos pontos altos da festa, a decoração começa no pórtico de entrada de Garanhuns e se espalha por ruas, avenidas, praças e principais canteiros da cidade, mesclando elementos do mundo da magia com os símbolos tradicionais do Natal. A ideia é evidenciar o significado religioso por trás de cada um dos itens. Assim, milhares de luzes brancas e coloridas, renas, trenós, presépios, ursos, estrelas e o Papai Noel invadem a cidade durante a festa. Vale ressaltar que a decoração começa a ser produzida com cerca de dez meses de antecedência – os artesãos cuidam de cada detalhe para garantir a perfeição da decoração.



A cidade, como grande promotora da cultura local, também dá espaço aos artistas da terra nas apresentações que acontecem gratuitamente nos diversos polos descentralizados. Assim, nas quartas e quintas-feiras, as apresentações acontecem em diferentes bairros de Garanhuns, ao todo, dez bairros serão contemplados pela atividade itinerante do evento. Aos domingos, os shows acontecem em distritos da cidade. Já nas sextas, sábados e domingos, as apresentações serão no palco principal do evento, em frente à prefeitura da cidade. As crianças – o público mais entusiasmado da festa – também ganham programação própria com a contação de histórias que acontece sempre aos sábados, na Fonte Luminosa do município. Os desfiles do Papai Noel, um dos pontos altos da festa, são realizados aos sábados e domingos, na área central da cidade.


A formatação do projeto de decoração da “Magia do Natal” é assinada pela administradora Michelle Régis e conta com execução da Secretaria de Turismo e Cultura, dos artesãos da Associação da Casa do Artesão de Garanhuns e da primeira-dama Socorro Régis.
Confira Programação Oficial  

https://www.slideshare.net/WendeleNascimento1/grade-natal-em-16-out2017-final



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários