Música Lusófona no Portal Splish Splash e no site da CCBP


Por: Armindo Guimarães

O Portal Splish Splash e o site da CCBP – Confraria Cultural Brasil-Portugal, não sendo veículos voltados exclusivamente para os assuntos relacionados com a Lusofonia, procuram, sempre que possível e dentro das modestas condições que possuem, divulgar a Lusofonia nas suas várias vertentes. Umas das vertentes é, sem dúvida, a música, já que, através dela, melhor podemos conhecer e compreender a realidade desta e daquela sociedade, no caso, dos países e dos povos da Comunidade Lusófona espalhados pelo Mundo.

Infelizmente, pese embora o facto de existiram organizações oficiais que deviam ter em atenção tais aspetos, o que é certo é que nenhum dos países lusófonos parece dar-se conta do quão importante é a música como veículo cultural divulgador de um país e das suas gentes, como, por exemplo, o caso de Portugal, que em 1981, devido ao facto de as rádios do país raramente transmitirem música portuguesa e muito menos lusófona, viu-se obrigado a decretar (Lei n.º 12/81 de 21 de Julho) uma taxa mínima de difusão, taxa essa, que volvidos 36 anos, não é, nem nunca foi cumprida, em benefício, pasme-se, da música anglo-saxónica.

Tantas reuniões, tantas conferências, tantos debates sobre a Lusofonia e nem um site oficial existe dedicado à música lusófona!

Não nos sendo possível substituir às rádios em virtude das nossas limitações técnicas e humanas, valemo-nos da nossa ilimitada vontade de continuar a fazer mais e melhor em prol da Lusofonia, juntando, a partir de hoje, aos player Música do Brasil, Música de Portugal, Luso-brasileira, Duetos Luso-brasileiros, Fados e Guitarradas, os player Música de Angola, Música de Cabo Verde, Música da Guiné Bissau, Música de Moçambique, Música de São Tomé e Príncipe e Música de Timor Leste.

Trata-se de uma pesquisa que nos permitiu recolher alguns temas de cantores dos países suprarreferidos, mas que ainda está muito aquém do desejado, pelo que, neste aspeto, será bem-vinda a cooperação de todos aqueles que, desejando aumentar a lista de músicas deste ou daquele país, nos enviem por email uma lista com o nome do interprete e respetivo tema, o que antecipadamente agradecemos.

A abrir mais esta iniciativa, teremos no site da CCBP o player “Música de Angola” e no Portal Splish Splash o player “Música de Cabo Verde”.

Entre outras funcionalidades, o player permite acesso à playlist e selecionar a música que pretende ouvir.
Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário