“Mariana Pineda” de Garcia Lorca em cena no teatro A Barraca

DO TEXTO:

Sobe ao palco do Teatro A Barraca, a 10 de Outubro a peça de Federico Garcia Lorca, “Mariana Pineda” numa encenação de Maria do Céu Guerra

Esta peça de Federico Garcia Lorca retrata a lenda de Mariana Pineda uma resistente à tirania de Fernando VII na Espanha do séc. XIX.

Escrita pelo poeta entre 1923 e 1925, com estreia em 1927, a primeira montagem foi dirigida pelo autor, contou com cenário de Salvador Dali. A protagonista foi a grande actriz catalã, Margarita Xirgú, grande intérprete de Lorca.

“Garcia Lorca quis criar uma heroína da Liberdade em tempo de opressão. Mas apoiou o texto politico com uma história de amor. Amor que se ergue contra o abuso do homem sobre a vontade da mulher, amor que prefere a morte a ceder à prepotência”. 

Lorca escreveu música e fez desenhos para esta peça onde trabalhou a lenda e não a história da heroína romântica. Dividiu a obra em quadros. Escreveu-a em verso. Fê-la acompanhar de canções. O poeta Miguel Martins que traduz esta nossa versão, procura na sua tradução chegar à linguagem supostamente ingénua de Lorca. É de uma lenda que se trata, chegar ao povo é o objectivo de A Barraca de Lorca.
O espectáculo tem encenação de Maria do Céu Guerra e a protagonista será interpretada por Rita Lello com a participação dos restantes actores da Barraca. 

As vozes de Mariana Abrunheiro e de José Pato e a participação de Adriana Queiroz representarão o erudito e o popular da música de Federico Garcia Lorca, entre o pranto e a festa. Ao escultor Miguel Figueiredo caberá a responsabilidade de passar a cenografia os esboços de Lorca.

Portugal assumiu uma posição de vanguarda, comparativamente ao resto da Europa, relativamente à Abolição da Pena de Morte. Foi Portugal o primeiro país a adoptá-la sob a forma de lei na reforma penal de 1867. O facto de estarmos a celebrar este ano um acto que nos tornou maiores e ainda hoje nos honra, dá um especial relevo à montagem desta obra de Federico García Lorca. 

Mariana Pineda foi levada ao garrote a 26 de Maio de 1831. Tinha 27 anos. Em Portugal, país de tolerância, a partir do reinado de D. Maria I, deixou de vigorar a pena de morte aplicada a mulheres.

O facto de se celebrar este ano em Portugal os 150 anos da Abolição da Pena de Morte torna este espectáculo particularmente marcante mormente quando em muitos Estados se fala em rasgar este acto grandioso em que Portugal teve um papel de vanguarda.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários