Empreendedorismo e cultura negra são destaques no Festival Social Good Brasil

DO TEXTO:
Denise Oliveira, do projeto Adeola Princesas e Guerreiras.  
Crédito: Felipe Gabriel | Red Bull Content Pool

Iniciativas de diversas partes do país, como Circuito Rolezinho e Brazilidade, estarão no evento que acontece no fim do mês em Florianópolis (SC)

São Paulo, outubro de 2017 - Como é ser jovem e negro no Brasil? E se, em vez de estudar a História do Brasil sob a perspectiva dos colonizadores, analisássemos tudo o que aconteceu do ponto de vista dos colonizados? Dá para empreender dentro da favela? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas por Yasmin Reis, Denise Oliveira e Sheila Souza, selecionadas pela Red Bull Amaphiko, programa de inovação social que oferece mentoria a ideias transformadoras. Elas vão participar do Festival Social Good Brasil, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de outubro em Florianópolis, Santa Catarina.

Yasmin Reis é uma das fundadoras do Circuito Rolezinho, de Salvador (BA). Por meio do projeto, ela propõe revoluções culturais que ocupem os espaços e construam novas narrativas que digam respeito à juventude negra brasileira. 
Já Denise Oliveira, do projeto Adeola Princesas e Guerreiras, vai debater a respeito da importância do ensino da cultura negra nas escolas. Seu projeto promove a valorização e o reconhecimento das mulheres negras na História por meio da "afrobetização".

Sheila Souza vai discutir sobre o protagonismo e o empreendedorismo dentro da favela. Nascida e criada no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, ela desenvolveu o projeto Brazilidade, cujo objetivo é desconstruir os estereótipos da favela e valorizar seus modos de fazer, além da cultura local, história e identidade.

A abertura do evento no sábado, às 9h40, ficará por conta do coreógrafo e bailarino Rubens Oliveira. Além de uma performance, ele vai propor uma "roda de conversa corporal", com foco na autopercepção e troca de experiências. Nascido na periferia de São Paulo (SP), Rubens dança desde os 14 anos e encontrou no gênero uma maneira de se expressar e promover o encontro com o outro.

E, para encerrar com chave de ouro, a cantora e compositora Lei Di Dai fará um show. Tanto Rubens, quanto Lei Di Dai também são apoiados pela Red Bull Amaphiko que apoia e oferece formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade de suas cidades e comunidades.

SERVIÇO:
Festival Social Good Brasil
Dias 27 e 28/10
Centro de Inovação ACATE - Primavera
Rod. SC 401 Km 4 - Florianópolis (SC)
http://socialgoodbrasil.org.br/festival

Sobre Red Bull Amaphiko
Red Bull Amaphiko é um programa que, desde 2014, dá asas a pessoas e ideias transformadoras. Presente no Brasil, na África do Sul e Estados Unidos, o programa apoia e oferece mentoria, formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade de suas cidades e comunidades. Saiba mais em https://amaphiko.redbull.com.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários