Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira em mais de 900 museus

DO TEXTO:
Museu Felícia Leirner
 
A 11ª Primavera dos Museus chegou e, para celebrar a data, a Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) reuniu algumas atividades que ocuparão os museus do Brasil nesse período. A temporada, de 18 a 24 de setembro, é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram -  e tem como tema “Museus e suas memórias”.  A Feambra divulga uma programação baseada nas atividades de seus associados, que fizeram a inscrição na Primavera dos Museus desse ano.

Para Nelson Colás, diretor de Relações Institucionais da Feambra, “a Primavera dos Museus coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) é uma forma de celebrar a chegada da primavera, promovendo atividades especiais em mais de 900 museus do Brasil. A Feambra participa dessa temporada cultural, divulgando as atividades com prioridade aos mais de 110 museus associados, com objetivo de valorizar e intensificar a relação dos museus com a sociedade”, destaca.

Nessa edição, os mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!

Confira a programação de alguns museus associados:
 

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão - SP, propõe algumas atrações, que vão do encontro para professores a apresentações musicais. A questão ambiental será destacada com uma trilha ecológica e o plantio coletivo de mudas de árvores.
https://www.museufelicialeirner.org.br/o-museu/fotos-do-museu

 
O Museu Monteiro Lobato, em Taubaté - SP, apresenta a peça de teatro “A Química do Amor”. No enredo, Tia Nastácia pede para Santo Antônio um marido! Narizinho e Emília ouvem o pedido e resolvem ajudá-la.

Os monitores do Sítio do Picapau Amarelo recebem os visitantes, apresentam o museu e explanam sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato.

O projeto “Trilha Cultural” valoriza a diversidade natural, histórica e cultural para os alunos da rede municipal de ensino.

O projeto “Sabores e Saberes” resgata os sabores que estão em nossa memória e nos fazem felizes.

A exposição “Maria Mãe de Todos”, do ceramista Carlo Cury, exibe esculturas em argila que expressam a religiosidade e a maternidade na fé popular.
http://museumonteirolobato.com.br/ 
 

O Espaço Ciência, que fica no Parque Memorial Arcoverde, em Olinda - PE, convida o público a fazer visita mediada pelas várias exposições e experimentos interativos de Ciência que compõem os 120 mil metros quadrados do museu, um dos maiores a céu aberto da América Latina. “Patrimônios da Ciência” é uma ação educativa que interliga a memória de alguns cientistas pernambucanos, como Naíde Teodósio, Paulo Freire e José Leite Lopes. A “Oficina de Memória” utiliza brincadeiras para permitir o intercâmbio entre depoimentos de pessoas que fizeram parte da história do Espaço Ciência e as experiências pessoais dos participantes com o museu.
http://www.espacociencia.pe.gov.br/ 
 

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski - SP, promove diversas atividades com diferentes focos. Haverá encontro com os participantes do projeto de História Oral para discutir as permanências e transformações culturais, sociais e econômicas da cidade, além de concerto de cordas e vocal.
https://www.museucasadeportinari.org.br/ 
 

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã - SP, tem a proposta de trabalhar com crianças de maneira educativa, por meio de música, peças teatrais, arte e palestras.
https://www.museuindiavanuire.org.br/ 

Confira a programação completa no http://www.museus.gov.br/.  

A Feambra
A Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) é uma entidade sem fins lucrativos que tem o papel primordial de favorecer a criação e o desenvolvimento de Associações de Amigos de Museus em todo o território nacional. Foi fundada em 11 de outubro de 1.989 com a missão de colaborar na preservação e divulgação do Patrimônio Cultural do Brasil, por meio do desenvolvimento de Associações de Amigos de Museus, além de apoiar os museus, associações e entidades culturais em suas atividades para o enriquecimento cultural de nossa sociedade.

Como membro ativo da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM), representa seus associados - Associações de Amigos, museus e entidades culturais, pessoas físicas – no exterior.
www.feambra.org 
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários