Partituras e Conhecendo Museus são atrações de domingo da TV Brasil

DO TEXTO:

Thiago Tavares é a atração do Partituras deste domingo

O Partituras deste domingo, dia 10, é uma reunião musical entre amigos.  O anfitrião deste encontro é o músico Thiago Tavares, que toca clarone, instrumento também conhecido como clarinete baixo. Thiago convidou músicos para se apresentar com ele em duo, trio e quarteto: o professor Cristiano Alves, os clarinetistas Tiago Teixeira e Igor Ferreira, o contrabaixista João Rafael, o percussionista Tiago Calderano e o multi-instrumentista Jeferson Souza.




No programa inédito, que será exibido ao meio-dia, no domingo, na TV Brasil, o repertório do Thiago Tavares e seus convidados transita pela música latina tradicional e a música urbana contemporânea. Os arranjos são inovadores e Thiago e seu clarone – acompanhado de seus convidados – mostram até que ponto um músico pode ser flexível e criar novas sonoridades. 



No setlist, músicas que vão de Jorge Montilla a Cantalicio Rojas, Fulgencio Garcia e Mauricio Murcia; e de Brad Baumgardner e Bennet Thomas aos brasileiros Ernesto Nazareth, Mauricio Carrilho e Pedro Paes. O programa está repleto de peças raras, interpretadas com maestria e ousados arranjos. Partituras é apresentado por Sofia Ceccato.  



Thiago Tavares é de Niterói e começou a estudar clarineta aos 13 anos, em 1994. Aos 17 anos, fez as primeiras participações junto à Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Atuou como primeiro clarinetista da OSB de 2005 a 2007. Thiago também participou de gravações com Maria Bethânia, Francis e Olívia Hime, Zeca Pagodinho e Roberto Carlos.

SERVIÇO:
Partituras _ domingo, dia 10, meio-dia, na TV Brasil 


Conhecendo Museus apresenta espaço que foi residência do artista plástico Candido Portinari




Programa mostra que Portinari foi o pintor brasileiro a conseguir mais projeção internacional
 
Autor de cinco mil obras, entre grandes murais como o famoso “Guerra e Paz” e pinturas de tamanho padrão como “O Lavrador de café”, Candido Portinari conquistou fama mundial e sua projeção deu visibilidade a arte nacional no exterior. O programa Conhecendo Museus vai até Brodowski, no interior de São Paulo, visitar o Museu Casa de Portinari, neste domingo, dia 10, às 11h30, na TV Brasil.




O acervo do museu é formado principalmente por trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, nas paredes da casa.Portinari pintava nas próprias paredes. Durante restaurações feitas no local, especialistas descobriram diversas pinturas, entre elas o afresco São Francisco de Assis Pregando pintado em uma das paredes da varanda da casa.



Também faz parte do acervo uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira. O museu ainda abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições.





O Museu Casa de Portinari foi residência da família do artista plástico Candido Portinari, que era filhos de imigrantes italianos, e ao longo dos anos foi criando sua identidade de museu. Inaugurado em 14 de março de 1970, o espaço é constituído por uma imóvel principal e anexos construídos em sucessivas ampliações.



Os visitantes têm à disposição uma maquete digital que mostra as modificações da residência ao longo do tempo. Vale ressaltar que com a ajuda de amigos da família, a casa foi construída quando a região estava começando a ganhar ares de cidade. Em torno dela, outros imóveis foram surgindo à medida que os parentes foram chegando. O resultado é um conjunto de casinhas de construção vernacular.

SERVIÇO:
Conhecendo Museus – domingo, dia 10, às 11h30, na TV Brasil.



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários