Osteoporose já afeta 10 milhões de brasileiros e deve aumentar nos próximos anos

DO TEXTO:

Especialista do Grupo NotreDame Intermédica indica formas de prevenção que podem diminuir a velocidade de perda óssea ou até estimular a sua formação
    
São Paulo, 08 de setembro de 2017 – Doença silenciosa e que está principalmente ligada a fatores genéticos, a osteoporose há tempos é tratada como um problema de saúde pública. Somente no Brasil a doença atinge cerca de 10 milhões de pessoas e, considerando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam para uma taxa rápida de envelhecimento, o estado de alerta em relação a esta doença só deve aumentar.

A osteoporose é uma doença metabólica que acomete os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui, colocando as pessoas mais expostas a fraturas. Números do Ministério da Saúde e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco) mostram que anualmente ocorrem em média, no Brasil, 2,4 milhões de fraturas por causa da osteoporose e 200 mil pessoas morrem no período em decorrência dessa doença. As mesmas fontes indicam que 1/3 das mulheres brancas acima de 65 anos são portadoras de Osteoporose. Mesmo que em menor escala, trata-se de uma doença que também atinge os homens, estimando-se que cerca de 1/5 dos homens brancos acima de 60 anos têm 25% de chances de adquirir uma fratura osteoporótica.

A Dra. Danielle Amoêdo, especialista em Geriatria e que atua no PAI – Programa de Assistência ao Idoso do Grupo NotreDame Intermédica, explica que cada pessoa tem tratamento único. “O médico investiga as razões e direciona o diagnóstico. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura. Isso explica o motivo de muitos casos serem diagnosticados em uma fase mais adiantada da doença”, ressalta a especialista.


“Curiosidade: Mulheres e homens orientais correm mais riscos de sofrer fraturas pela osteoporose por um problema anatômico no fêmur”
 

Diagnóstico

Os exames ajudam a monitorar a saúde do paciente. O de densitometria óssea, por exemplo, é o que mais fornece informações para o diagnóstico e o acompanhamento de qualquer tratamento. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor tende a ser a resposta ao tratamento. O aumento na ingestão de cálcio e a prática regular de atividade física são recomendáveis. Atualmente, existem medicações que podem diminuir a velocidade de perda óssea ou até estimular a sua formação.

Alguns dos fatores de risco

História familiar de osteoporose
História prévia de fratura por trauma mínimo
Tabagismo
Baixa atividade física
Baixa ingestão de cálcio
Baixa exposição solar
Alcoolismo
Ausência de períodos menstruais (amenorreia) por longo período
Baixo peso corporal

Prevenção

“O trabalho de prevenção promove o controle e o equilíbrio do indivíduo e proporciona o que chamamos de envelhecimento ativo. Assim, o idoso terá disposição e capacidade de estar socialmente integrado à comunidade”, diz a Dra. Danielle Amoêdo. A especialista da NotreDame Intermédica indica manter uma alimentação equilibrada à base de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leite desnatado, pois também são alimentos importantes para a prevenção de doenças reumáticas. “É fundamental evitar sobrepeso, manter uma boa postura corporal, evitar o tabagismo e o consumo de álcool e praticar atividade física regularmente”, completa.

Oficinas de Saúde
Estes cuidados foram apresentados no dia 5 de setembro na “Oficinas de Saúde” – um encontro promovido mensalmente pelo Grupo NotreDame Intermédica em suas Unidades de Medicina Preventiva – QualiVida. O tema deste mês foi “Esbanjando saúde na 3ª idade”. Nestas oportunidades, beneficiários e convidados participam de palestras com especialistas em diferentes áreas. A próxima “Oficinas de Saúde” está programada para o dia 3 de outubro e abordará o tema “Câncer de Mama: vamos saber mais sobre o assunto?”.

Compartilhando e incentivando hábitos saudáveis

O Grupo NotreDame Intermédica mantém em seu canal no YouTube diversos vídeos com dicas e orientações valiosas que visam melhorar a qualidade de vida e auxiliar na prevenção de riscos e doenças da população em geral, além de campanhas e vídeos institucionais. O canal pode ser acessado clicando no link abaixo:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLfJnzTJJhlD9hsK4ZKGKbOXSPYnhSKXPm 
Site: www.gndi.com.br
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários