Nu Festival: Nubank apresenta uma experiência de arte pública inédita para São Paulo

DO TEXTO:
Obra de Gleo

Com curadoria e realização do Instagrafite, fintech promove circuito cultural no bairro de Pinheiros de 25 de setembro a 8 de outubro

São Paulo, setembro de 2017 – O Nubank, fintech brasileira que é líder em tecnologia de serviços financeiros na América Latina, promove sua primeira grande iniciativa cultural: o Nu Festival, evento que vai mobilizar o bairro de Pinheiros, em São Paulo, de 25 de setembro a 8 de outubro.

Com curadoria e realização do Instagrafite, maior plataforma de arte pública do mundo, o Nu Festival tem como objetivo reimaginar a cidade por meio de uma série de intervenções urbanas criadas por alguns dos principais nomes da nova geração da arte pública nacional. Como resultado, o evento quer tornar a cidade mais humana, melhorando e energizando o bairro por meio da arte e da cor.

O foco é incentivar e dar espaço para artistas que ainda não receberam grande apoio, mas já vêm impressionando com seu talento e potencial. Entre eles está a paulista Anne Galante, que é conhecida pelos seus gigantescos trabalhos em tricô. Ao todo serão dez atrações, entre murais, instalações e performances, todas em grande escala, em espaços públicos do bairro.

"Em um momento em que as pessoas estão voltando a usufruir de espaços públicos, queremos provocar o público a reimaginar a cidade, assim como nós quebramos barreiras e reimaginamos a experiência do cartão de crédito", explica Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

O festival terá ainda a presença de uma artista internacional, a colombiana Gleo - que é conterrânea do fundador e CEO do Nubank, David Vélez. Gleo é um dos nomes mais promissores da cena latino americana, e ficará responsável por pintar um dos murais gigantes, em laterais de prédios, que serão espalhados pelo bairro.

"O Nu Festival é a oportunidade que precisávamos para mostrar ao público artistas nacionais e latinos que estão dialogando de maneiras inovadoras com a rua. A nossa curadoria visa trazer artistas que vieram de outras áreas, como a arquitetura, a moda e o design, para mostrar que arte pública vai muito além do graffiti, e pode coexistir com outras técnicas, materiais e talentos", ressalta Marcelo Pimentel, fundador e diretor do Instagrafite. Todas as obras serão produzidas a partir da data de início do evento, e o público poderá acompanhar a evolução dos trabalhos - que ficarão como legado do festival ao bairro de Pinheiros, onde fica a sede do Nubank. O prédio do escritório, na esquina da Rua Capote Valente com a Avenida Rebouças, irá concentrar atividades gratuitas e exclusivas, entre elas 16 palestras e 4 workshops, que vão acontecer durante os dois finais de semana do evento.

"Queremos que o público se engaje na discussão sobre a arte e a cidade, e por isso abrimos nosso prédio para facilitar essas conversas e atividades", comenta Cristina. "A arte pública tem valores muito próximos do Nubank, com foco no olhar humano para a cidade, e sempre acessível a todos. Queremos justamente incentivar isso, dando a oportunidade para a nova geração de artistas se expressar e criar diálogos."

"A nossa curadoria do festival não existe apenas nas intervenções urbanas, transborda também para toda a programação do evento. Iremos dividir as palestras e workshops em quatro blocos macro com movimentos que vemos acontecendo nas ruas do Brasil e do mundo, apresentando de alguma forma o que há de mais inovador em arte pública hoje, através das temáticas: design, diálogos, playground e interatividade", explica Marina Bortoluzzi, fundadora e diretora do Instagrafite.

O Nu Festival tem apoio do movimento “Tudo de Cor”, da Coral, marca de tintas decorativas pertencente ao grupo holandês AkzoNobel. Para assegurar a qualidade das pinturas, a marca fornecerá tinta acrílica com tecnologia de proteção contra os efeitos do sol e da chuva.

Nu Festival
Quando: De 25/09 a 8/10
Programação: 30/09 a 01/10 e 7 a 8/10 - Rua Capote Valente, 39 - Pinheiros - SP
Grátis

Sobre o Nubank
O Nubank oferece um cartão de crédito internacional MasterCard sem nenhuma tarifa ou anuidade e com menores taxas de juros, controlado por um aplicativo para smartphone. Como a primeira empresa de cartão de crédito sem canais físicos no Brasil, o Nubank reduziu a complexidade e os custos da sua operação para devolver aos clientes o controle de suas finanças. Usuários fazem a gestão dos seus gastos através de um aplicativo para smartphones e também podem contar com um suporte 24 horas por dia  através de chat, email, Twitter, Facebook e telefone. Desde que foi fundado, em 2013, o Nubank já arrecadou mais de U$ 180 milhões em cinco rodadas de investimentos. Saiba mais em www.nubank.com.br.

Sobre o Instagrafite
O Instagrafite é um grupo independente e global focado em arte pública e arte urbana contemporânea. Com uma trajetória de 6 anos, o Instagrafite surgiu como um perfil no Instagram especializado em arte de rua e hoje, apesar de baseado no Brasil, é uma das empresas internacionais mais lembradas na cena, sendo constantemente convidado a participar de coberturas de festivais, curadoria de Bienais e Museus, e a produzir projetos para marcas mundialmente conhecidas. O Instagrafite apresenta hoje uma audiência de 1,1 milhão de seguidores em seus canais digitais e já fez parte de iniciativas na América Latina, Estados Unidos, Alemanha e Rússia. Saiba mais em www.wtfinstagrafite.com.

Sobre o movimento “Tudo de Cor”
Desde 2009, o movimento “Tudo de Cor”, da Coral, leva cor para a vida das pessoas, transformando seus lares e suas cidades. Nos últimos sete anos, foram pintados aproximadamente 8.500 imóveis pelo Brasil, além de formados cerca de 4.500 pintores que residem nas regiões beneficiadas. A iniciativa protege e embeleza as casas, os espaços públicos e patrimônios históricos, inspirando e engajando moradores, voluntários e cidadãos em geral em uma grande onda de cor, renovação e otimismo. A preocupação com o meio ambiente também faz parte do “Tudo de Cor”. Atualmente, são usados exclusivamente produtos à base de água, o que reduz o impacto na natureza. Dessa forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima individual e do senso de cidadania coletivo. O movimento está em consonância com o compromisso global da AkzoNobel “Human Cities” (“Cidades Mais Humanas”), cujo intuito é melhorar, energizar e regenerar comunidades urbanas ao redor do mundo inteiro.



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários