Mês da Cultura Independente oferece programação gratuita de shows e oficinas durante todo mês de outubro

DO TEXTO:

A agenda tem atrações, como Rakta, Mighty Diamonds e Rico Dalasam, as feiras Sacola Alternativa e Loki Bicho, oficinas com o Coletivo SHN e Pedro Nekoi. Sem falar no festival Fora da Casinha que ocorre pela primeira vez em espaço público, bem como o já tradicional SP na Rua

 São Paulo, setembro de 2017 - O Mês da Cultura Independente (MCI), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, chega à sua 11ª edição com atividades em centros culturais, bibliotecas, casas de cultura e áreas ao ar livre, como praças e ruas, ao longo do mês de outubro.

Com início no dia 01 de outubro, a programação, que se estende durante todo o mês, começa com o espetáculo de dança Os Clássicos do Passinho e será encerrada com a quarta edição do SP na Rua. "O MCI propõe a reunião de artistas independentes e, em tempos de expansão da cultura brasileira, investe em uma programação focada na arte nacional, mantendo a tradicional ocupação de pontos da cidade que são referência na cultura independente paulistana”, comenta André Sturm, Secretário Municipal de Cultura.

A partir do dia 05 de outubro, o projeto Bicho de Quatro Cabeças dá início à programação musical com um encontro entre as bandas Rakta, Metá Metá, Bixiga 70 e Hurtmold, quatro dos principais grupos independentes de São Paulo. Com cada banda tocando, ao mesmo tempo, no Centro Cultural São Paulo, as apresentações serão marcadas pela troca de integrantes entre os coletivos, que mostrarão diferentes repertórios e estilos musicais conforme as novas formações.

O responsável por abrir a programação de rua, no dia 07 de outubro, é a terceira edição do festival Fora da Casinha, que, pela primeira vez acontece ao ar livre, em uma arena montada no Largo da Batata. O evento, gratuito, levará ao palco 11 bandas, a partir das 13h, com nomes como Bárbara Eugênia e Tatá Aeroplano, Negro Leo, Ema Stoned e Tagore. A programação ainda contará com o encontro inédito entre os grupos Bratislava e Aloizio, o rock setentista da banda Vitreaux, a distorção instrumental da Raça e, abrindo os trabalhos, o compositor, letrista, cantor e saxofonista brasileiro Mauricio Pereira, um dos ícones da cultura independente nacional e integrante do duo Os Mulheres Negras.

Dentro do escopo de dar visibilidade e fomentar a cultura independente, o MCI abre espaço, no dia 14 de outubro, para uma troca de ideias acerca de gravadoras dentro da programação da feira Sacola Alternativa, do selo e produtora paulistana Balaclava Records. Na segunda edição da reunião de relevantes gravadoras e selos independentes em atividade, o evento ocupa a Praça das Artes, edifício no Centro de São Paulo transformado em complexo cultural, com debates, palestras e shows.

Ainda no âmbito das feiras que têm ocupado praças e parques na cidade de São Paulo, acontece no dia 15 de outubro, domingo, no Vale do Anhangabaú, a partir do meio-dia, o Mercado das Pulgas Loki Bicho, bazar colaborativo no qual as pessoas ocupam as ruas para expor, vender ou trocar peças de roupas, artesanato e acessórios. Dentro da programação ainda haverá shows e performances de Ava Rocha & Bella, Iara Rennó, Jonnata Doll e os Garotos Solventes, Marcelle Equivocada.

O reggae, gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica no fim da década de 1960, terá uma programação dedicada a ele no MCI 2017. É o caso do Grito Cultural do Reggae, que acontece dia 22 de outubro, um sábado, das 10h às 22h, em São Miguel Paulista. Bandas de reggae consagradas nacionalmente, como Ponto de Equilíbrio e Mato Seco, sobem ao palco do evento que, em sua 14ª edição, traz ainda o histórico trio de roots reggae jamaicano Mighty Diamonds. Com programação gratuita, os shows e atividades culturais, como uma torre de escalada e uma exposição dedicada ao gênero musical, acontecem na Av. Deputado Dr. José Pinotti, em São Miguel Paulista, região metropolitana de São Paulo.

Buscando promover maior integração entre a população e os espaços públicos da cidade, esta edição do MCI ocupa bibliotecas, centros culturais e casas de cultura em todas as regiões da cidade, com atrações musicais e oficinas. Estes equipamentos, durante todo o mês de outubro, receberão apresentações gratuitas de artistas independentes que têm se destacado na cena musical. As atrações são o espetáculo de dança Os Clássicos do Passinho, o projeto Cinepiano, que resgata a cultura da execução de trilhas sonoras interpretadas ao vivo durante filmes mudos, e shows da cantora e compositora Tássia Reis, do rapper queer Rico Dalasam, do músico e produtor paraense Jaloo e da big band Orquestra Brasileira de Música Jamaicana.

No Centro Cultural Olido, no dia 07 de outubro, sábado, às 16h, as mulheres ganham protagonismo com a palestra Women’s Music Event, da jornalista Claudia Assef. Na conversa, a agitadora cultural fala sobre a predominância de homens no cenário artístico e explica sua iniciativa independente para valorizar a produção musical feminina.

Luis Bueno, artista de rua que emprega a técnica de colagens lambe-lambe, ministra oficina sobre o gênero de arte que o tornou conhecido nacionalmente na Casa de Cultura Chico Science, no dia 21. Ainda dentro do campo das oficinas, o coletivo SHN apresenta um workshop sobre stickers que podem ser feitos em casa e por um custo acessível, também na Casa de Cultura Hip Hop Leste, no dia 22, às 16h.  O artista recifense Pedro Nekoi é o convidado da Casa de Cultura do Itaim Paulista, no domingo, dia 29, às 15h para oferecer uma oficina de colagens baseada no trabalho que ele realiza. Designer gráfico e dono de um estúdio criativo, o artista é conhecido por obras surrealistas que mesclam cultura pop e LGBT.

Assim como nas últimas edições, o encerramento do MCI ocupa as ruas do Centro Histórico da cidade com o SP na Rua, que terá início às 18h do dia 28 de outubro, sábado, e encerramento às 6h do dia 29, domingo. Com 12 horas de programação ininterrupta, o evento será palco para coletivos atuantes em diversos segmentos se encontrarem em uma contemplação lúdica de ruas e lugares históricos. Durante a madrugada até o sol raiar, haverá várias pistas de dança ao ar livre, além de instalações e intervenções artísticas entre as ruas Direita, Largo do Café e Praça do Patriarca. Em breve a programação completa será divulgada.

Seguindo a linha curatorial dos últimos anos, a programação parte do princípio da diversidade, incluindo shows com artistas independentes da periferia da cidade, performances e oficinas. Todas as atrações têm em comum sua realização de forma independente, promovendo ampla ocupação do espaço público.

Veja a programação abaixo:


Os Clássicos do Passinho
O passinho, dança nascida no Rio em que os pés fazem movimentos ágeis ao som de funk, chega ao MCI. No espetáculo "Os Clássicos do Passinho", produzido pelo coreógrafo Jackson Rei do Passinho e pelo diretor e bailarino Rodrigo Vieira, dançarinos com idade entre 18 e 24 anos representam duas variações do gênero: o relíquia, do fim da década passada, e o sensação, mais recente.

Data: 01 de outubro, domingo, às 11h
Local: Biblioteca Cassiano Ricardo - Av. Celso Garcia, 4200
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo
Data: 07 de outubro, sábado, às 14h
Local: Biblioteca José Paulo Paes - Largo do Rosário, 20, Penha
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 08 de outubro, domingo, às 11h
Local: Biblioteca Paulo Setúbal - Av. Renata, 163 - Vila Formosa
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 14 de outubro, sábado, às 14h
Local: Biblioteca Raimundo de Menezes - Av. Nordestina, 780
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo
Data: 15 de outubro, domingo, às 11h
Local: Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes - R. Sampei Sato, 440
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Tássia Reis


A rapper, revelada no cenário musical em 2014, vem marcando presença na música independente, com repertórios que valorizam o protagonismo da mulher negra e carregam influências do R&B, jazz e MPB. Neste show, a cantora traz canções de seu novo álbum, "Outra Esfera".
Data: 07 de outubro, sábado, às 16h
Local: Casa de Cultura Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

CINEPIANO


O CINEPIANO Tony Berchmans é uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema. Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. A técnica de acompanhamento musical de Berchmans representa uma nova forma de se assistir a antigos clássicos. A música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas.

Data: 06 de outubro, sexta-feira, às 19h
Local: Casa de Cultura do Butantã - Av. Junta Mizumoto, 13
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 14 de outubro, sábado, às 20h
Local: Teatro Martins Penna - Largo do Rosário, 20
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 22 de outubro, domingo, às 18h
Local: Sala Olido - Av. São João, 473
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 27 de outubro, sábado, às 19h30
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - R. Inácio Monteiro, 6900 - Conj. Hab. Sitio

Conceição


Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
Neste show, a banda OBMJ apresenta algumas músicas de seu novo álbum “OBMJ Ataca”, que recebeu o Prêmio Dynamite por melhor álbum de reggae nacional. O nome é uma homenagem ao gênero ficção científica sci-fi e também faz referência ao filme “Marte Ataca!”, de Tim Burton.

Data: 07 de outubro, sábado, às 17h
Local: Casa de Cultura do Tremembé - R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 08 de outubro, domingo, às 11h
Local: Biblioteca José de Anchieta - R. Antônio Maia, 651
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 15 de outubro, domingo, às 11h
Local: Biblioteca Érico Veríssimo - R. Diógenes Dourado, 101
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Jaloo


Jaloo, um dos nomes mais interessantes da música brasileira nos últimos anos, surgiu no Pará, mais especificamente na cidade de Castanhal, na região metropolitana de Belém. Em 2015, Jaloo lançou o disco #1. Versátil, as composições do álbum mesclam elementos do tecnobrega do Pará com fortes batidas eletrônicas. Os ritmos anacrônicos ditam a sonoridade do trabalho de Jaloo, que prepara um novo disco de inéditas.

Data: 21 de outubro, sábado, às 20h
Local: Casa de Cultura Chico Science - Av. Pres. Tancredo Neves, 1265
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 22 de outubro, domingo, às 19h
Local: Casa de Cultura HIP HOP LESTE - Avenida Sarah Kubitscheck, 165
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 29 de outubro, domingo, às 19h
Local: Casa de Cultura da Brasilândia - R. Raulino Galdino da Silva
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Rico Dalasam


Conhecido por abordar questões de gênero em suas letras, o rapper paulista faz show do EP "Balanga Raba", que mistura elementos do pop e do rap e tem participação de Mahal Pita, da banda BaianaSystem.

Data: 26 de outubro, quinta-feira, às 20h
Local: Casa de Cultura do Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 29 de outubro, domingo, às 17h
Local: Casa de Cultura Itaim Paulista - R. Monte Camberela, 490
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Oficinas

Women’s Music Event


Oficineira: Cláudia Assef
O Women’s Music Event (WME) é uma plataforma de música, negócios e tecnologia vista por uma perspectiva feminina. Criada por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, a plataforma estreou offline em março de 2017 com um evento em São Paulo, que atraiu mais de 1.000 pessoas em painéis de debate, workshops, shows e festas. Na internet, a plataforma mantém conteúdos em vídeo como o programa WME Sessions, com versões intimistas de shows de artistas brasileiras, além de matérias e entrevistas com profissionais da indústria e artistas.

Data: 07 de outubro, domingo, às 16h
Local: Sala Olido - Av. São João, 473
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

Oficina de lambe-lambe


Oficineiro: Luis Bueno
Luis Bueno é designer, artista urbano e professor do Istituto Europeo di Design. Iniciou suas experimentações urbanas há mais de dez anos, passando por diferentes técnicas, como o graffiti e o estêncil. Algum tempo depois passou a trabalhar com a técnica do lambe-lambe que se transformou em sua principal linguagem. Através desta técnica, mistura a apropriação e manipulação de imagens digitais com a pintura e a colagem.

Data: 21 de outubro, sábado
Local: Casa de Cultura Chico Science - Av. Pres. Tancredo Neves, 1265
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

Oficina de Colagem


Oficineiro: Pedro Nekoi
Pedro Nekoi é um artista nascido em Recife e radicado em São Paulo. Desde os 17 anos trabalha com arte digital, principalmente a colagem digital. Formado em Design Gráfico, transforma sua arte digital em trabalhos impressos, como zines, pôsteres, tecidos e estampas. Já fez exposições em Recife, João Pessoa, Buenos Aires, Paris e, mais recentemente, no MIS - Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Seus trabalhos viajam pelo universo da moda, arquitetura e tecnologia mesclados à recortes de livros e revistas antigos, criando composições surrealistas. Criou, com mais dois amigos, o coletivo Lambada, cujo objetivo é unir as produções dos três, permitindo a divulgação e alcance dos seus trabalhos.

Data: 29 de outubro, domingo, às 15h
Local: Casa de Cultura Itaim Paulista - R. Monte Camberela, 490
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

Oficina de Serigrafia


Oficineiros: coletivo SHN
Coletivo de arte formado por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Marcelo Fazolin e Rogério Fernandes. Multidisciplinar, o grupo reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e tatuagem. A serigrafia sempre foi um ponto de partida gráfico para a pesquisa de mídias que o coletivo apresenta nesses 18 anos de atuação. SHN trabalha com ícones universais, re-significando o conceito de logotipo e marca em uma abordagem bem humorada e crítica. Apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias, atravessam a discussão proposta pelo coletivo.

Data: 22 de outubro, domingo, às 16h
Local: Casa de Cultura HIP HOP LESTE - Avenida Sarah Kubitscheck, 165
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

Alto-Constraste


Oficineiros: Lee e Lou, da dupla Alto-Contraste
Alto*Contraste, ou A*C, é a dupla Lee e Lou, Nascidos em São Paulo, começaram a tomar as ruas com seus estênceis em meados dos anos 2000. Além das ruas, a arte do A*C já esteve em diversas mostras coletivas pelo mundo, além de importantes publicações de arte urbana e grandes festivais, com destaque para a primeira edição do Cans Festival (2008), em Londres.

Data: 14 de outubro, sábado, às 10h
Local: Teatro Martins Penna - Largo do Rosário, 20
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

Grito Cultural do Reggae


Bandas de reggae consagradas nacionalmente, como Ponto de Equilíbrio e Mato Seco, sobem ao palco do evento que, em sua 14ª edição, traz ainda o histórico trio de roots reggae jamaicano Mighty Diamonds. Com mais de 10 horas de programação gratuita, os shows e atividades culturais, como uma torre de escalada e uma exposição dedicada ao gênero musical, acontecem em São Miguel Paulista, região metropolitana de São Paulo.

Data: 22 de outubro, domingo, às 10h
Local: Av. Deputado Dr. José Pinotti
Evento gratuito

Bicho de Quatro Cabeças


Quatro das principais bandas independentes de São Paulo, Rakta, Bixiga 70, Metá Metá e Hurtmold em atividade têm vários pontos em comum que tornam suas carreiras semelhantes, embora cada uma delas busque uma sonoridade completamente diversa umas das outras. Bicho de Quatro Cabeças é o encontro entre estas quatro bandas e seus públicos no Centro Cultural São Paulo e acontece durante todo o Mês da Cultura Independente, em outubro de 2017.

05.10 - Bicho de Quatro Cabeças com Rakta, Bixiga 70, Metá Metá e Hurtmold
06.10 - Acavernus / Carla Borega
08.10 - Rakta
14.10 - Metá Metá
15.10 - Anganga / MdM Duo
19.10 - Décio & Held / Sambas do Absurdo
20.10 - Atonito / Sambanzo
22.10 - Kiko Dinucci / Plim
26.10 - Naxxtro / Bode Holofonico
27.10 - Corte / M. Takara
28.10 - Hurtmold
29.10 - Bixiga 70

Local: CCSP - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

Festival Fora da Casinha


Em sua terceira edição, o festival Fora da Casinha se reinventa mais uma vez e pela primeira vez acontece na rua. Promovido pela Casa do Mancha, este ano o evento comemora os 10 anos de atividade do espaço que é referência na cena independente brasileira. No sábado, 7 de outubro, a partir das 14h, o Fora da Casinha abre as atividades do 11º Mês da Cultura Independente, levando ao Largo da Batata o melhor da novíssima safra da música nacional além do show do patrono do festival, Maurício Pereira.

Discotecagem festa Sussa (Alexandre Matias)


Mauricio Pereira
Vitreaux
Bratislava e Aloizio
Raça
Tagore
Giovani Cidreira
Bárbara Eugênia e Tatá Aeroplano
Ema Stoned
Glue Trip
Negro Leo

Data: 07 de outubro, sábado, às 13h
Local: Largo da Batata – Pinheiros
Evento gratuito

Sacola Alternativa


O selo e produtora paulistana Balaclava Records promove a segunda edição da feira Sacola Alternativa dentro da programação do Mês da Cultura Independente, que reunirá na Praça das Artes, em São Paulo, uma série de gravadoras independentes e selos nacionais  em atividade, com relevância e destaque nos cenários musicais em que atuam, para exposição e venda de lançamentos exclusivos de seus artistas e produtos do catálogo, além de materiais de merchandising.

Data: 14 de outubro, sábado, às 14h
Local: Praça das Artes – Av. São João, 281
Evento gratuito

Mercado das Pulgas Loki Bicho


Bazar colaborativo no qual as pessoas ocupam a cidade para expor, vender ou trocar peças de roupas, artesanato e acessórios. O Mercado das Pulgas não tem distinção, nem regras. A ideia é ocupar o espaço com vendas, trocas, música, comidinhas ou até mesmo só para papear com a galera que aproveita a vista da cidade. O evento contará com shows e performances de nomes proeminentes da música brasileira.

Ava Rocha & Bella


Iara Rennó
Jonnata Doll e os Garotos Solventes
Marcelle Equivocada

Data: 15 de outubro, domingo, às 12h
Local: Vale do Anhangabaú
Evento gratuito

SP na Rua


Com 12 horas de programação ininterrupta,a cada edição o evento traz coletivos atuantes em diversos segmentos para se encontrarem numa contemplação lúdica de ruas e lugares históricos. Durante a madrugada até o sol raiar, haverá várias pistas de dança ao ar livre, além de instalações e intervenções artísticas entre as ruas Direita, Largo do Café e Praça Patriarca.

Data: 28 de outubro, sábado, às 18h
Local: Centro histórico de São Paulo
Evento gratuito


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários