Matosinhos acolhe ARTE FORA DO SÍTIO na sua 12ª edição nos dias 23 e 24 de Setembro

DO TEXTO:


O EVENTO

O Arte Fora de Sítio, que conta já com a sua 12ª edição, nasceu do trabalho desenvolvido pela Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos e o Conselho Consultivo da Juventude. Este integra diversas gerações de artistas, primando pela irreverência e inconformismo, através da interação informal com o público nas suas diversas ações.

Ao longo de 2 dias o público poderá assistir e participar numa programação ininterrupta, em formatos não convencionais, onde coincidem performances de música, dança, desporto, poesia, artes performativas, graffitties, animação de rua e desportos radicais.

Um evento transversal que já se consolidou na agenda cultural de Matosinhos, conforme comprovam os milhares de pessoas que, de ano para ano, vão enchendo cada vez mais o Parque Basílio Teles, fazendo deste um extraordinário sucesso.

Um evento onde público e artistas se juntam num grande espetáculo de exaltação às artes.

A PROGRAMAÇÃO

No ano de 2016, para além dos espetáculos que cada uma das associações locais apresentou, contou-se também com momentos de animação/artes circenses, um concerto, um parque para desportos radicais e a criação de um Group Hug- o maior abraço coletivo. Este ano, repetindo a excelente experiência do ano anterior o evento será apresentado pelo artista Fernando Alvim.
















Um verdadeiro caldeirão de cultura e animação!


Performances artísticas

O desafio lançado à comunidade de jovens artistas matosinhenses é que estes saiam da sua zona de conforto e, de uma forma criativa e irreverente, adaptem o seu trabalho a um espaço atípico e a um público multigeracional. Daí acontece um fim de semana construído pelos jovens que, diariamente, se dedicam às artes nas várias associações do concelho, atraíndo com eles familiares, amigos e a comunidade em geral. Um dos pontos altos é certamente o concerto que fecha o primeiro dia (sábado). O ano transato foi possível assistir à atuação dos Souls of Fire , este ano levaremos a palco o Mundo Segundo.

Animação

Paralelamente decorrem uma série de momentos de animação compostos por performers de artes circenses, músicos, bailarinos e graffiters que enchem o parque de cor e vida, aproveitando o enquadramento do mesmo para, através do efeito surpresa, fazer “brotar” um mimo no cimo de uma árvore, uma banda num recanto do jardim ou um cuspidor de fogo atrás de um vendedor.

Group Hug

Proveniente do movimento "abraços grátis", o “Group Hug” pretende reunir o maior número de pessoas num abraço coletivo em torno de uma causa solidária.

Em 2016, em parceria com o projeto VEM – Voluntariado em Matosinhos, unimo-nos em prol da diferença e do fim dos estereótipos para com diversas franjas da população.

Este ano o Group Hug será a favor dos Bombeiros Voluntários do concelho de Matosinhos. O objetivo é envolver a comunidade no apoio a estas instituições, traduzida no gesto simbólico do abraço.

ARTE FORA DO SITIO
12ª EDIÇÃO

23 e 24 de Setembro 2017
Jardim Basílio Teles - Matosinhos
23 Set | Sábado das 14h30 às 20h00
14h30 às 18h30: demonstrações artísticas nas áreas da música, dança, artes circenses, poesia e desporto

18h30: atuação do “Mundo Segundo”

24 Set | Domingo das 14h30 às 18h00
14h30 às 17h00: demonstrações artísticas nas áreas da música, dança, artes circenses, poesia, desporto e técnicas de salvamento. Permanência das 4 corporações de bombeiros no recinto.

17h00: Goup Hug (abraço coletivo) em homenagem aos Bombeiros Voluntários do concelho de Matosinhos

17h30: concerto com Nuno Alves




POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários