Celebre os 466 anos de Vitória com pratos típicos da ilha

DO TEXTO:

A Electrolux traz receitas deliciosas da culinária capixaba para celebrar a data com os familiares e amigos

A capital do Espirito Santo comemora o seu 466º aniversário nesta sexta-feira (dia 08). O terceiro município instituído no Brasil é conhecido por suas lindas praias, como a de Camburi, e monumentos históricos, entre os quais se destacam o Palácio Anchieta, a igreja de São Gonçalo e a Catedral Metropolitana. Fundada em 1551, na ilha de Vitória, a cidade também é lembrada por sua tradição gastronômica e para homenagear uma das capitais mais antigas do país, a Electrolux traz receitas deliciosas, típicas da região.

Por ser cercada pelo mar, com tradição pesqueira, forte presença indígena e influência dos imigrantes europeus, a culinária local é caracterizada pela diversidade.  Entre os pratos mais famosos estão a moqueca e a torta capixaba. Aprenda abaixo como realizar as duas receitas, de forma prática e rápida com a Panela de Pressão Elétrica PCC20 e o Mixer Expressionist IBP50, da Expressionist Collection.

Moqueca Capixaba




Ingredientes:
1,5 kg de peixe (badejo, robalo, dourado, namorado ou cação)
4 tomates
3 maços de coentro ou salsinha
3 maços de cebolinha verde
3 dentes de alho
1 cebola média
Suco de dois limões
Pimenta malagueta, azeite de oliva, urucum, sal a gosto e óleo de soja para refogar

Modo de Preparo: corte o peixe em postas, lave-o bem com o suco dos limões e deixe descansando em um prato. Amasse os dentes de alho com três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e sal. Na panela de pressão elétrica PCC20, coloque um pouco de óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher), adicione os itens amassados e inclua as postas, mexendo-as de um lado para o outro nos temperos da panela. Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe.

Adicione um pouco de azeite e suco de limão. Deixe os ingredientes na panela desligada, de 20 a 40 minutos. Derreta em um pouco de óleo três colheres de urucum e reserve. Ligue a sua panela de pressão elétrica e despeje um pouco deste caldo por cima da moqueca. Deixe cozinhar até abrir fervura com a panela destampada. O prato fica pronto em cerca de 20 minutos.

Dica: Você pode acompanhar o prato com arroz branco e pirão capixaba. Vale ainda lembrar que a diferença entre a moqueca capixaba e a versão baiana é basicamente o uso do azeite de dendê.

Torta Capixaba




Ingredientes:
6 ovos
500 g de palmito prontos para o consumo
500 g de bacalhau desfiado e cozido
1 kg de frutos do mar diversos, como ostras cozidas, camarão, siri, caranguejo e peixes
Cebola, alho, azeite, limão, coentro ou salsinha, cebolinha verde e tomate a gosto
Azeitonas sem caroço para o recheio e para decorar

Modo de preparo: ainda em sua Panela de Pressão Elétrica PCC20, refogue as cebolas, o alho, a pimenta, o azeite, as azeitonas e o limão. Coloque o palmito e deixe cozinhar até que os ingredientes tenham consistência. Depois de limpos, cozidos e desfiados, acrescente os frutos do mar e deixe esfriar. 

Com o Mixer Expressionist IBP50, bata as claras em neve, coloque as gemas e continue batendo até criar uma espuma. Acrescente essa mistura na panela de pressão elétrica. Por último, inclua o bacalhau desfiado e misture bem. Feche a PCC20 e deixe-a cozinhar por 20 a 30 minutos. Para a decoração, além de azeitonas, você pode usar também tomates cereja cortados ou cebolas em rodela.


Confira os produtos utilizados:

 
Panela de pressão elétrica PCC20
Com a panela de pressão elétrica PCC20, a criatividade na elaboração das receitas não tem limites. O produto possui tecnologia com dez dispositivos de segurança e 15 deliciosos pratos pré-programados, como feijão, carnes, frango, sopas, carne seca, arroz, legumes, pudim, doces, tudo em um tempo reduzido. Preço sugerido: R$ 499,90




Expressionist Collection: Mixer IBP50


Parte da linha Expressionist Collection, o Mixer IBP50 possui tecnologia TruFlow™, que deixa a textura dos alimentos mais macia e uniforme, e lâminas de titânio de longa durabilidade. Com o poderoso motor de 700W, prepara temperos, patês, cremes e até massa de bolos com facilidade. Para maior comodidade, dispensa o uso de diversos utensílios, já que acompanha copo misturador com tampa, mini processador de alimentos para o preparo das receitas do dia a dia e batedor de claras. Preço Sugerido: 599,90
 
Sobre o Grupo Electrolux:
A Electrolux é líder global em eletrodomésticos e aparelhos para uso profissional, vendendo mais de 50 milhões de produtos todos os anos para consumidores em 150 países. A empresa foca o trabalho de desenvolvimento de produtos em inovações cuidadosamente baseadas nos desejos e necessidades reais dos consumidores e profissionais. O portfólio Electrolux inclui refrigeradores, eletroportáteis, lavadoras de alta pressão, lava-louças, lavadoras de roupas, aspiradores de pó e fogões das marcas Electrolux, AEG-Electrolux, Eureka e Frigidaire. Com 60 mil funcionários, em 2014 a Electrolux vendeu o equivalente a 112 bilhões de coroas suecas. Para mais informações acesse: www.electrolux.com.br e www.electrolux.com/news

SAC Electrolux Eletroportáteis:
3003-2321 – Capitais e demais regiões metropolitanas
0800 740 4321 – Demais regiões


Liquidificador Sport Blender BSE10
 
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários